PUBLICIDADE

Promotores pedem a prefeito e câmara de Sinop fim da prática de nepotismo

PUBLICIDADE

Diretores da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e promotores de justiça do polo de Sinop vão entregar, hoje, às 15h, ao prefeito Juarez Costa (PMDB) a Proposta Republicana. Neste documento estão previstos a criação de mecanismos, atrelados a Lei Orgânica Municipal, que permitam maior acesso da população aos gastos públicos e proibição de práticas como nepotismo, no poderes Executivo e Legislativo. Eles serão recebidos posteriormente pelo presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PSD).

A proposta também trata da instituição do programa de metas pelo Executivo; proibição de destinação de recursos públicos para festas e patrocínios; proibição de utilização de nome de pessoas vivas nos bens públicos; implementação do portal transparência; criação do Conselho Municipal de Transparência de Combate à Corrupção e à Impunidade; e criação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na Câmara Municipal.

A assessoria confirmou que em Tangará da Serra, a proposta já foi aprovada pela Câmara, por unanimidade, e já integra a Lei Orgânica municipal. Em Rondonópolis, foi protocolada para votação e Alta Floresta, deverá ser readequada pelos promotores.

Os representantes do AMMP também apresentam, hoje, às 19h, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso, o projeto de integração e interiorização. O presidente da entidade, Vinicius Gahyva Martins, profere uma palestra com o tema: “Ministério Público Constitucional Contemporâneo e Sociedade”.

O objetivo do evento é estimular o diálogo e a troca de ideias, interna e externamente, especialmente entre os próprios integrantes e também com a comunidade jurídica e acadêmica. Isso, além da classe política, com a sociedade civil organizada, imprensa e a população em geral. São esperados membros em exercício nas comarcas de Claudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Sorriso, Tapurah, Vera, Tabaporã e Marcelândia.

Amanhã, a programação será somente para os membros do Ministério Público Estadual, que integram o grupo de estudos. Eles analisam experiências positivas da atuação nas diversas áreas de atribuições entre a classe; o aperfeiçoamento as relações com demais instituições públicas e a sociedade em geral; além de estimular e aprofundar a discussão de temas institucionais e teses jurídicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE