Política

Promotores e prefeitos debatem em Juína atribuições do SUS

Para conhecer melhor as atribuições de cada município na atenção integral à saúde e o papel dos gestores do Sistema Único, entre outras prioridades, foi realizada em Juína uma audiência pública, na qual foram debatidos várias questões importantes da rede básica, como as funções dos consórcios intermunicipais e cirurgias eletivas.

Os promotores de Justiça do município, Carlos Roberto Zarour César e André Luis Almeida explicaram que a reunião atende recomendação do Ministério Público Estadual, visando garantir maior acesso aos serviços de saúde, indispensáveis a todos.

Os membros do MPE observaram que a intenção na realização desses questionamentos aberto à comunidade é levar temas de interesses públicos a análise de todos – pacientes, profissionais da saúde, gestores institucionais do SUS, autoridades, entidades e inclusive dos prefeitos que fazem parte do consórcio do Vale do Juruena, e outros, que assistiram também explanação sobre os princípios constitucionais do SUS.

É importante otimizar o atendimento, levando em consideração o acesso aos serviços de saúde em menor deslocamento para os pacientes – destacaram os promotores de Justiça durante a audiência pública (24/09) .

Eles argumentaram que é de fundamental importância a saúde pública pontuar suas diretrizes visando aumentar a qualidade de vida da população, tendo em vista que a procura por atendimento é sempre crescente. E que todos os esforços devem ser feitos com objetivo de melhorar os procedimentos tanto na rede básica como nos setores especializados.