PUBLICIDADE

Promotor aciona prefeitura de Sorriso por ‘precariedade’ em salas de 3 escolas com atendimento especializado

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Promotoria de Justiça Cível de Sorriso ingressou com ação civil pública contra a prefeitura devido a diversas desconformidades constatadas nas visitas às salas de recursos multifuncionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais Valter Leite Pereira, Ivete Lourdes Arenhardt e ao Cemeis Aquarela do Saber e apontou “precariedade na infraestrutura das salas”, “tempo insuficiente de atendimento para os alunos e a falta de profissionais especializados, como fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, quanto à regulação para os atendimentos de que os alunos matriculados necessitam. Além disso, estão em falta parte dos equipamentos essenciais, como computadores, impressoras e materiais didáticos adaptados, o que pode comprometer o desenvolvimento educacional das crianças atendidas”.

Consta na ação que, mesmo após recomendação do MP para a regularização do serviço, o município não adotou providências, “permaneceu silente quanto à proposta de pactuação de termo de ajustamento de conduta”. Entre os pedidos da promotoria, está a exigência de que, no prazo de 60 dias, sejam garantidas melhorias na infraestrutura, ampliação da carga horária do atendimento especializado e contratação de profissionais de apoio. Também foi solicitado que a prefeitura deixe de exigir laudos médicos como critério para a matrícula de alunos com deficiência e assegure transporte escolar acessível.

O promotor Márcio Florestan Berestinas destaca que a ação busca assegurar o direito constitucional à educação inclusiva e, se a prefeitura não providenciar os ajustes, a justiça poderá impor sanções ao município.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores cobram transparência na gestão do prefeito de Sorriso

A câmara aprovou requerimento cobrando da gestão do prefeito...

Ex-prefeito de Sorriso confirma que será candidato a deputado estadual

O ex-prefeito Ari Lafin (PSDB) lançou sua pré-candidatura a...

Secretaria repassa R$ 13,4 milhões para hospital em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde anunciou que repassou, ontem,...
PUBLICIDADE