quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Projeto vetando contratar parentes no poder público em Sinop será apresentado hoje

PUBLICIDADE

Na sessão de hoje os vereadores de Sinop devem analisar e votar um projeto de lei e sete indicações, além de dois pareceres. Apenas uma proposta de emenda à lei complementar será encaminhada às comissões. A sessão terá início às 20 horas, no plenário Jorge Abreu.

A Proposta de Emenda à Lei Complementar, apresentada pelo primeiro secretário, Juarez Costa (PMDB), proíbe a contratação de parentes de até 4º grau nos Poderes Legislativo e Executivo e atinge também órgãos públicos municipais. Conforme a emenda, quem desrespeitar a lei terá que devolver aos cofres públicos o valor total dos salários pagos aos servidores contratados. A lei deverá entrar em vigor no prazo de 60 dias após a data da publicação.

O projeto a ser votado é do vereador Valdemar Júnior (PPS) que institui em Sinop a Semana Municipal de Incentivo à Doação de órgãos. O objetivo, de acordo com a proposta, é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Para isso, deverão ser realizadas campanhas e atividades de promoção e apoio à doação. Conforme o projeto, os trabalhos deverão ser desenvolvidos na última semana do mês de setembro, com ênfase no dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O vice-presidente da Câmara, Gilson de Oliveira (PP), que estava afastado do cargo – no qual participou das eleições deste ano -, reassume hoje a cadeira do legislativo. O vereador apresentou duas indicações, uma trata sobre o cascalhamento das ruas da Chácara Planalto, além da inclusão do bairro na rota da coleta de lixo, e a instalação de um telefone público na comunidade Tapajós.

A vereadora Sinéia Abreu (PSDB) também apresentou duas indicações. Uma pede a construção de uma creche no Jardim Jacarandás e a outra um posto de saúde no mesmo bairro. Conforme Sinéia, os pedidos são um atendimento ás reivindicações feitas pelos próprios moradores que vivem na região próxima a Avenida Perimetral Sul e Rua das Primaveras. Segundo eles, não há por perto nenhum desses benefícios para atendê-los, por isso cobram as obras.

Chicão do Varejão (PFL) apresentou a indicação que solicita à Justiça Eleitoral do município a instalação de uma sessão eleitoral na escola Estadual Edeli Mantovani, que está sendo construída no bairro Jardim São Paulo. Conforme o parlamentar, a medida irá beneficiar moradores de vários bairros da região que hoje votam em sessões distantes de suas casas. Chicão do Varejão também está pedindo a realização de cursos de manicura e cabeleireira na comunidade Águas Claras.

O segundo secretário, Mauro Garcia (PPS) pede a reposição de lâmpadas danificadas na rua 1, na Comunidade Monaliza. Segundo o vereador, alguns postes estão com as lâmpadas queimadas e a falta de iluminação, além de prejudicar o trânsito de morados à noite, aumenta a falta de segurança com o risco da ação de marginais.

Durante a sessão o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Jonas Henrique de Lima, e o administrador do Hospital Santo Antonio, Wellington Randall Arantes, farão uso da tribuna. Jonas deverá fazer uma explanação sobre a situação do assentamento Wesley Manoel dos Santos, localizado na Gleba Mercedes V, cerca de 80 quilômetros de Sinop. Wellington deverá falar sobre o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) que serão implantadas no hospital.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE