A Câmara de Sinop está votando, neste momento, em sessão extraordinária, o projeto que transforma o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAE) em uma entidade autárquica municipal, que passará a ser Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES). Se aprovado, o SAE passará a ter gestão independente, com caixa, funcionários e recursos próprios, como uma empresa privada. Continuará sendo vinculado ao poder Executivo, mas os trabalhos serão realizados independente da interferência do poder público municipal. Se aprovada a lei de criação do SAAES, o SAE terá um período para formular o regulamento e preparar a estrutura funcional, para iniciar assumir as responsabilidades.
Só Notícias apurou que os SAAES já são realizados na maioria dos municípios em todo o país, e muitas vezes, é uma exigência para a liberação de recursos para investimentos em redes de esgoto e de abastecimento de água tratada.
O projeto já foi aprovado em primeira votaçã, e deve ser votado novamente hoje e amanhã, durante as sessões extraordinárias da Câmara Municipal.