PUBLICIDADE

Projeto quer obrigar governo de Mato Grosso a destinar 30% de cargos para mulheres

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Lopes/arquivo)

O governo do Estado de Mato Grosso poderá ser obrigado a reservar pelo menos 30% dos cargos de primeiro e segundo escalão para mulheres. A proposta é do deputado Lúdio Cabral (PT), que apresentou Projeto de Lei Complementar (PLC) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para alterar o texto do Estatuto dos Servidores. A matéria ainda é embrionária e precisará passar por aprovação das Comissões Permanentes do parlamento antes de ser apreciada pelos deputados em plenário.

A inspiração de Lúdio é a legislação eleitoral, que destina às mulheres 30% das candidaturas nas chapas proporcionais nas eleições para os poderes legislativos, embora os partidos tenham dificuldade para atingir o número mínimo. Ele quer que a presença feminina seja ampliada nos cargos de secretariado e presidências de empresas públicas ou mistas.  “O objetivo é óbvio: ampliar a participação das mulheres nos cargos de comando do Estado”, afirmou.

Lúdio justifica a propositura dizendo que o projeto pode amenizar uma distorção histórica, dando às mulheres mais chances de participar da administração pública, garantindo a inserção das mulheres no alto escalão da administração estadual, e aproveita para alfinetar o governador Mauro Mendes (DEM), que tem somente três mulheres comandando as 15 Secretarias de Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE