PUBLICIDADE

Projeto que cria em Sinop a Universidade Federal do Norte vai à votação no Senado nesta 3ª

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

Está previsto para ser votado, amanhã (16), o projeto de lei 4.812/2020, na comissão de Educação e Cultura, do Senado, que cria a Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT), com sede em Sinop, por meio do desmembramento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com a agência Senado, a relatora do projeto, a senadora piauiense Jussara Lima (PSD), propôs a conversão do projeto em indicação ao poder executivo, o que significa que, se a proposta for aceita, caberá ao presidente Lula (PT) decidir a criação da nova universidade.

Segundo a proposta, apresentada pelo senador licenciado Carlos Favaro, a nova universidade herdaria automaticamente os cursos, alunos e servidores atualmente vinculados ao campus de Sinop. O ministro da Educação ficaria responsável por nomear reitor e vice-reitor temporários, que teriam 180 dias para apresentar o estatuto da nova instituição. O senador argumenta que o crescimento populacional e econômico de Mato Grosso, especialmente Nortão, exige expansão do ensino superior federal. Sinop é destacado como polo do agronegócio e do desenvolvimento regional. A criação da UFNMT visaria ampliar vagas no ensino superior, atender metas do Plano Nacional de Educação e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

A história do campus universitário de Sinop iniciou em 1991 com o centro pedagógico do norte mato-grossense, evoluindo, em 1992, para o IUNMAT, que formou 365 alunos em cursos como Contábeis, Geografia, Biologia e Engenharia Florestal. Com o Plano Nacional de Educação, nos anos 2000, e os programas de expansão do ensino superior, houve incentivo à criação de novos campi. O que foi concretizado em 2008, quando se instituiu o campus universitário de Sinop, composto, à época, por uma pró-reitoria e três institutos (ICAA, ICS e ICNHS).

Recentemente, em entrevista ao Só Notícias, a reitora da UFMT Marluce Souza e Silva avaliou que UFMT Sinop se ‘enfraqueceria’ com possível emancipação, não existindo oficialmente processo interno para emancipação do campus da UFMT Sinop. Para Marluce, a sociedade precisa ser consultada antes de iniciar qualquer mudança.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STF determina suspensão de ações que discutem a Moratória da Soja

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Por unanimidade, Senado aprova isentar imposto de renda para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, hoje, o...
PUBLICIDADE