PUBLICIDADE

Projeto prevê multa para empresa que explorar trabalho infantil em MT

PUBLICIDADE

Além das penalidades impostas pela legislação federal, as empresas mato-grossenses flagradas na prática de exploração do trabalho infantil, também poderão receber sanções administrativas do Executivo Estadual, através do pagamento de multas. É o que determina um projeto de lei apresentado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

A matéria pretende integrar o sistema de proteção e de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, estabelecido pelo governo federal em Parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para isso, estabelece multas, em caso de reincidência, que variam entre 500 e duas mil Unidades Fiscais do Estado de Mato Grosso (UFIR/MT).

Embora a exploração do trabalho infantil venha sendo combatida pelas instituições governamentais, organizações não governamentais e agências internacionais, essa prática ainda está presente em todo território nacional e na América Latina.

Em Mato Grosso, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2009 pelo Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE), existem 80 mil crianças entre 05 e 17 anos em situação de trabalho infantil, sendo que 65% destas encontram-se nos meios urbanos. No Brasil, a pesquisa apontou que existem quatro milhões de menores submetidos a exploração.

A proposta determina ainda que a arrecadação oriunda da aplicação de multa será destinada ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob responsabilidade do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, com o intuito de desenvolver ações preventivas e erradicação do trabalho infantil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE