PUBLICIDADE

Projeto passando para SEMA atribuições do Ibama deve ser votado nesta 4ª

PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição e Justiça emitiu hoje parecer favorável ao projeto que muda o código ambiental de Mato Grosso e que institui a política ambiental do Estado. Os dois projetos devem ser votados, em plenário, nesta quarta-feira. O deputado Humberto Bosaipo pediu vistas ao projeto da política ambiental de Mato Grosso e a votação pode ficar para a próxima semana. Mas o do Cógido Florestal do Estado, com regras para atividades para o setor madeireiro e normas que devem ser respeitadas em caso da expansão de fronteiras agrícolas deve ser votado nesta quarta.
“Acredito que as articulações estão bem encaminhadas para viabiliza a aprovação”, disse o deputado Dilceu Dal Bosco (PFL).

Sendo aprovado será possível, a partir de janeiro, que a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente- assuma as atribuições do Ibama e passe a receber-liberar planos de manejo sustentável para as madeireiras poderem extraírem toras. Hoje, praticamente nenhum plano é liberado pelo Ibama por falta de engenheiros e procuradores nas gerências regionais. A partir de janeiro, as madeireiras do Nortão poderão, atendendo as exigências legais dos projetos de manejo, extrair de imediato, 30% das toras do talhão anual que foi solicitado.

Mais de 50% das madeireiras do Nortão estão paradas por falta de matéria-prima e as exportações também acabaram sendo afetadas. Cerca de 3,5 funcionários foram demitidos desde junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado...

Inaugurada a Casa do Aconchego em Sorriso

A Casa Aconchego foi inaugurada hoje de manhã em...
PUBLICIDADE