PUBLICIDADE

Projeto para construir Instituto de Longa Permanência para Idosos em Cuiabá é apresentado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Erlan Aquino)

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou hoje para ao desembargador Orlando de Almeida Perri, presidente da Comissão Estadual de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e ao governador em exercício, Otaviano Pivetta, a construção do Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O instituto terá capacidade para abrigar 116 idosos e contará com estrutura completa, incluindo área de convívio, setor hospitalar, cozinha industrial e outros espaços voltados à promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos residentes. Além de Cuiabá, também estão previstas unidades em Várzea Grande, Sinop, Água Boa e Rondonópolis, totalizando cinco ILPIs no estado.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, governo do Estado, Associação dos Municípios de Mato Grosso e prefeitura. O terreno, localizado nas proximidades do Hospital do Câncer, será doado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A construção atende a uma determinação judicial já transitada em julgado, que obriga o município de Cuiabá a implantar novas vagas para idosos. A decisão, proposta pelo Ministério Público, reconheceu a falta de estrutura adequada e a necessidade de ampliar o acolhimento da população idosa em situação de vulnerabilidade.

O desembargador Orlando Perri destacou a urgência da obra, reforçando que o déficit de vagas é um problema grave em Mato Grosso. “Nós temos urgência. A nossa grande preocupação é a construção rápida, porque nós temos uma demanda altíssima em todo de Mato Grosso e nós precisamos criar esses espaços para que nós possamos atender aos idosos que estão na fila de espera em todo o estado”, afirmou.

“Temos uma decisão judicial contra o município de Cuiabá, tornando obrigatória a criação de novas vagas para idosos. Essa decisão já transitou em julgado e está em fase de cumprimento. Nós temos que acelerar a construção e, por isso, nós tivemos essa conversa hoje junto ao governador em exercício Oaviano Pivetta, e junto ao prefeito de Cuiabá, que apresentou um projeto maravilhoso. Agora precisamos colocá-lo em prática”, acrescentou.

Na sequência, o governador em exercício, Otaviano Pivetta, ressaltou a importância da união entre os poderes para viabilizar a proposta. “O que a gente decidiu é como será essa ILPI. Precisamos criar espaços agradáveis e que tenham condições de atender os idosos que não têm acompanhamento da família. O prefeito trouxe uma proposta de um projeto melhorado. Será feito convênio entre a Setasc e o município. Idealizamos um prazo de 30 dias para concluir o projeto e também para modelar o chamamento que vai ser feito à iniciativa privada, que deverá operacionalizar esses espaços”.

Por fim, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a proposta apresentada já conta com o aval das autoridades e agora segue para os trâmites necessários. “Tivemos um grande avanço hoje. Apresentamos um projeto que foi validado pelo desembargador Orlando Perri e pelo governador em exercício Otaviano Pivetta. Essa proposta agora segue para a conclusão das fases de levantamento de custos, para que possamos realizar a licitação”.

Abilio explicou que a proposta foi construída de forma integrada, com a participação de diversas instituições.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ao lado do governador, multinacionais anunciam parceria para mais três usinas de etanol em MT

Após reunião com o governador Mauro Mendes, duas multinacionais...

Picape tem pane e pega fogo em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros combateu, ontem, um incêndio em...
PUBLICIDADE