sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Projeto institui programa para lavagem ecológica de automóveis em MT

PUBLICIDADE

O deputado estadual Zé Domingos Fraga (PSD) é autor de um projeto de lei, apresentado na ALMT, que institui um programa para diminuir impactos ao meio ambiente. Trata-se do “Bio-Limpe”, que busca reduzir as agressões ambientais por meio de medida simples, com a utilização de produtos biodegradáveis em lavagem e higienização a seco de veículos, as chamadas “biolimpezas ou biolavagens” automotivas.

De acordo com Zé Domingos, o intuito é coibir o desperdício de água, considerando que os lava a jato e os postos de combustíveis são os que mais utilizam este recurso natural.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombutíveis (ANP), em Mato Grosso estão instalados 1.932 postos de combustíveis, sendo 322 em Cuiabá. Este número de postos supre a necessidade dos veículos, cuja frota cresce a cada dia, aumentado consequentemente, o gasto de água.

Hoje, as lavagens comuns geram um elevado custo, desperdício de água e resíduos tóxicos. Para lavar um automóvel básico é preciso cerca de 150 a 300 litros d’água. Já um ônibus é necessário entre 250 a 500 litros. A quantidade é ainda maior para limpar um caminhão baú grande, que gasta entre 330 e 700 litros.

A quantidade de água desprezada no Brasil por postos de lavagem é tão grande que equivale ao consumo mensal de uma cidade de 600 mil habitantes, chegando a 3,7 milhões de m³/mês.

Zé Domingos defende o “Bio-Limpe” como uma medida necessária diante do desperdício e da crise hídrica atual. Ele alerta que esse quadro coloca em risco o lençol freático, todo o meio ambiente, o bem-estar da população e o vigor econômico do Estado.

“Se aprovado, esse programa será um grande passo no compromisso com a responsabilidade socioambiental, com a contenção da escassez, preservação dos mananciais e, principalmente, com a qualidade de vida do cidadão”, disse Zé Domingos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE