PUBLICIDADE

Projeto institui 16º salário para defensores públicos do Estado

PUBLICIDADE

Defensores públicos de Mato Grosso poderão passar a receber R$ 24 mil por mês, além de 14º, 15º e 16º salários. A possibilidade consta em projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa e promete muita polêmica porque, ao mesmo tempo em que a Defensoria tem deixado de atender 20 municípios alegando falta de orçamento, vai engrossar os gastos mensais em cifra superior a R$ 5 milhões.

A criação do 14º e 15º salário foi divulgada por A Gazeta na quinta-feira (25), mas o que poucos sabiam é o que a mesma proposta cria também ainda o 16º vencimento. Através do projeto de lei complementar 026/2011, a Lei Orgânica da Defensoria Pública de Mato Grosso é alterada prevendo que o adicional de férias poderá ser aumentado de um terço para o equivalente a um salário (subsídio) de defensor.

O 14º e 15º se tratam na verdade do auxílio-livro (para aquisição de obras técnicas), que já existe no Judiciário e Ministério Público Estadual (MPE), por exemplo. Cada benefício é pago a cada semestre. Na prática, é conhecido como salário por não precisar de justificativa para o pagamento e nem devolução, além de não incidir cobrança de imposto sobre o valor.

O aumento de salário também consta no projeto de autoria do defensor público-geral de Mato Grosso, André Luiz Prieto, e protocolado na Assembleia Legislativa no dia 27 de maio. A proposta quase foi aprovada na última quarta-feira (24), mas os parlamentares recuaram ao saber do impacto dos benefícios nos cofres públicos. Só o 14º e 15º devem aumentar de R$ 4 milhões a R$ 5,5 milhões por ano a folha de pagamento da Defensoria. Somando-se aos demais benefícios, por outro lado, o rombo pode chegar a R$ 20 milhões de acordo com cálculos extra-oficiais.

O aumento de salário está previsto ao permitir que o subsídio do defensor de segunda instância, nível máximo da carreira na instituição, poderá equivaler a 90,25% do que recebe um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O benefício tem garantia para ocorrer até mesmo em efeito cascata, já que estabelece que os demais níveis terão 10% do valor reduzido a cada grau, assim como já ocorre hoje em dia.

O aumento dos defensores poderá ser ainda maior, já que os ministros do Supremo já aprovaram aumento nos próprios salários. Ao invés dos R$ 26,7 mil, eles querem receber R$ 30 mil. Atualmente, Mato Grosso em 139 defensores. Eles recebem atualmente de R$ 13.550,00 a R$ 20.650,00.

Apreciação – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, promete colocar o projeto de lei complementar 026/2011 na pauta de votação da sessão plenária dessa terça-feira (30). Ressalta, no entanto, que os benefícios ainda precisam ser discutidos com os demais parlamentares.

O primeiro deputado a questionar o projeto foi Emanuel Pinheiro (PR), que já havia levantado a discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Conforme A Gazeta revelou, ao mesmo tempo a Defensoria Pública tenta também criar 65 cargos de assessoria jurídica sob a justificativa de que estão sendo prejudicados os trabalhos dos defensores.

Recentemente, o governador Silval Barbosa (PMDB) vetou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a ampliação de 1% para 1,5% da Receita Corrente Líquida do Estado o repasse para a instituição que recebe anualmente cerca de R$ 60 milhões. A Defensoria virou motivo de polêmica nos últimos meses depois dos serviços serem suspensos em 20 cidades diante da
remoção de promotores para comarcas mais visadas. O caso levou o Ministério Público Estadual (MPE) a mover ações por improbidade administrativa.

Conjuntura – O projeto de lei apenas permite os pagamentos, desde que exista orçamento para isso. Nos bastidores da Defensoria, já receberam sim o apelido de 14º, 15º e 16º. Mesmo assim, a proposta cria certa polêmica principalmente por causa do momento em que é proposta. Isso porque o defensor-geral já pediu suplementação orçamentária ao governador Silval Barbosa alegando falta de receita.

Além da suspensão dos serviços em várias comarcas, o Movimento Organização pela Moralidade Pública e Cidadania (ONG Moral) também aponta má utilização dos recursos públicos da Defensoria. Um dos pagamentos denunciados ao Ministério Público Estadual (MPE) se trata do auxílio-moradia para defensores, gerando montante de R$ 6,2 milhões, além do fretamento de avião por R$ 744 mil e locação de veículos por R$ 1,4 milhão.

Outro lado
O defensor público-geral, André Luiz Prieto, afirma que o projeto de lei complementar 026/2011 apenas regulamenta garantias constitucionais da categoria. Frisa ainda que grande parte dos pagamentos está suspensa por falta de receita, o que motivou também a suspensão dos trabalhos da Defensoria de Mato Grosso em 20 municípios.

Prieto pondera ainda que grande parte do projeto se referente à redistribuição da carreira de defensores. “Vamos reduzir para 3 as entrâncias. Isso vai permitir melhor disposição dos defensores para cobrir melhor o Estado dentro da nossa realidade”.

O defensor público alega ainda que atual distribuição da carreira agravou o quadro da Defensoria, já que vários defensores podem recorrer à Justiça buscando a permanência em comarcas de entrância especial, por exemplo, se forem designados para outros locais que não se encaixam nessa condição. “Em relação ao auxílio obra-técnica, que não é um 14º ou 15º como algumas pessoas chamaram equivocadamente, isso já está suspenso. Ao tratar disso no projeto, apenas regulamentamos isso”.

Da mesma forma ele alegou que foi a opção em relação ao adicional de férias, que é previsto na Constituição Federal e equivale a um terço do subsídio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Começam inscrições de advogadas para lista tríplice de juíza no TRE Mato Grosso

As presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Projeto que aumenta teto de faturamento dos MEIs será encaminhado à Câmara

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira...

Sinop: câmara instaura CPI para investigar venda irregular de terrenos e jazigos em cemitério

Vereadores aprovaram, ontem, durante a 20ª Sessão Ordinária, o...
PUBLICIDADE