O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, o superintendente regional do Banco do Brasil, Renato Barbosa, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão e mais 12 representantes das prefeituras da região Norte reuniram-se hoje, em Sinop, para discutir a implantação de um consorcio intermunicipal que vai buscar meios de aumentar e estruturar o crescimento da fruticultura familiar do Nortão. Será feito em parceria entre o Governo Estadual, a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Mato Grosso (Empaer), o Banco do Brasil, a prefeituras.“O Estado não tem condições de bancar sozinho essa estruturação. Então estamos procurando estimular a união entre os municípios e empresas através destes consórcios para que ambos possam se desenvolver”, disse Vetorrato. R$ 6 milhões devem ser investidos.
O Governo entra como um mediador procurando encontrar os meios de estruturar e dar logística ao pequeno produtor. São definidas as culturas a serem plantadas e feitas parcerias com empresas que vão garantir a compra da produção. O Estado vai investir R$ 6 milhões durante os quatro anos de duração do projeto.
O prefeito Nilson Leitão disse que a prefeitura será parceria e que esta ação deve criar empregos para cerca de 2000 famílias só em Sinop. “Já tivemos outros projetos com a mesma intenção, mas diferente deste. Eles não ofereciam uma logística ao produtor, que não encontrava mercado para seu produto. A partir de agora, a empresa que vai comprar será também avalista do produtor de frutas, verduras e legumes que irá plantar exatamente o que o seu comprador quer, garantindo a venda da produção”, explicou Leitão.
Ainda não foi confirmado quantos pequenos produtores devem aderir, inicialmente, ao projeto.