Na sessão de hoje (9) os vereadores de Sinop devem votar e analisar um requerimento e seis indicações. Três projetos de lei serão encaminhados às comissões. Entre eles estão o que fixa o orçamento do município para 2007, previsto, segundo o projeto, em pouco mais de R$ 124 milhões, e o que incluí na programação das escolas municipais conteúdos sobre orientação e prevenção à dengue, do vereador Valdemar Júnior (PPS). A sessão terá início às 20 horas, no plenário.
O presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), apresentou o único requerimento em pauta. O vereador pede informações sobre decretos que aprovam loteamentos em Sinop. O presidente solicita cópias de pareceres dados pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente que autorizam a implantação de sete loteamentos.
O primeiro secretário, Juarez Costa (PMDB), apresentou duas indicações e ambas pedem a implantação de telefones públicos. Um dos aparelhos deve ser instalado na comunidade Monaliza, na qual 110 famílias serão beneficiadas, e outro na comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Duas também foram as indicações apresentadas pelo vereador Tião da São Camilo (PMDB). Uma pede a implantação de redutores de velocidade, na rua das Orquídeas, entre as avenidas Palmeiras e Pinheiros, e outra que indica a construção de uma área coberta no posto de saúde União. A indicação pede ainda a colocação – futura – de bancos para que pacientes tenham mais conforto durante a espera pelo atendimento médico.
O vereador Chicão do Varejão (PFL), apresentou a indicação que solicita a instalação de um posto policial no bairro Jardim das Oliveiras, e outra que solicita ao município a viabilização de um espaço para a instalação do programa Sala Verde. De acordo com Chicão, a proposta está sendo feita para atender um pedido feito por uma ong de Sinop que irá implantar o programa. Segundo ele, a Sala Verde é um espaço onde serão desenvolvidas atividades voltadas para área ambiental como palestras, cursos, oficinas, entre outras, visando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “É importante para a divulgação de matérias relacionadas ao meio ambiente e, principalmente conscientizar população”, justificou.
Depois de ficar dois meses afastada do cargo, a vereadora Sinéia Abreu (PSDB) volta assumir a cadeira no legislativo municipal. Sinéia estava afastada desde agosto e durante esse período se dedicou a campanha eleitoral no cargo de vice-governadora. A parlamentar passou parte da tarde de hoje no gabinete despachando. Durante o período que ficou fora, o suplente Beno Kaiser (PSDB), ocupou a vaga.
Somente o vice-presidente, Gilson de Oliveira, continua afastado. Ele também está de licença e deve retornar aos trabalhos legislativos no dia 23 de outubro quando termina o prazo de sua licença solicitada no dia 21 de agosto. Valdir Sartorelo (PSDB) que assumiu a cadeira de Gilson, ainda participa da sessão de hoje.