
Airton explicou que a iniciativa surgiu em 2010 com o objetivo de aproximar os vereadores da população, através de ações como palestras educativas, mutirões de saúde e entretenimento. O último grande evento realizado pelo projeto foi a Carreta da Saúde, uma parceria com o Instituto Novartis e prefeitura de Lucas do Rio Verde. A unidade móvel permaneceu três dias no município, atendeu mais de 350 pessoas e diagnosticou cinco novos casos de hanseníase.
“O Câmara Cidadã tem uma função muito importante dentro da comunidade que é levar cidadania. Quando a gente orienta a população sobre os cuidados com a higiene ou sobre os direitos e deveres de cada um, isso é cidadania pura e essa é a nossa função, tentar transformar a vida das pessoas”, ressaltou Callai.
Além do projeto de Lucas do Rio Verde, os participantes assistiram palestras sobre a importância do poder Legislativo na comunidade, gestão pública de resultados e os desafios e conquistas da mulher na política.
O encontro contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), do presidente da Assembleia Legislativa (RS), Gilmar Sosella (PDT) e do senador pelo Estado do Espírito Santo, Magno Malta (PR).
O I Encontro de Legislativos Municipais foi promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) com o objetivo de integrar e mostrar a importância do vereador dentro do processo de desenvolvimento econômico e social dos municípios.


