quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto criando Selo Verde em Mato Grosso é apresentado na Assembléia

PUBLICIDADE

Garantir a preservação do Meio Ambiente e incentivar os empreendimentos madeireiros consta do Projeto de Lei que o deputado estadual José Riva (PP) apresentou ao soberano plenário para apreciação. O projeto criando o ‘Selo Verde’ entrou na pauta da sessão ordinária de ontem, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O selo será outorgado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) às empresas mato-grossenses, ligadas à extração vegetal, passíveis de licenciamento ambiental. Este certificado assegura a qualidade do produto e comprova bom zelo à natureza.
De acordo com Riva, o Selo Verde, como é chamado o certificado, tem como objetivo buscar medidas que diminuam impactos ambientais negativos causados pelas atividades agressoras ao Meio Ambiente.

“Apesar das campanhas de conscientização, poucas medidas de preservação do nosso verde são colocadas em prática. Esse projeto é a saída para evitar que a degradação ambiental cresça em Mato Grosso, como vem ocorrendo nos últimos dez anos”, comenta Riva.

Se for sancionado pelo Governo do Estado, a certificação será concedida pelo Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade Industrial (IMMEQ), que irá analisar as empresas, certificar a qualidade, e se aprovada, emitir o certificado.

Pelo projeto, a Sema será o órgão responsável pelo credenciamento das empresas interessadas. “Aquelas empresas que possuírem o Sistema de Gestão Ambiental devidamente implantado pelo menos um ano, estarão aptas a concorrer ao selo”, afirma o deputado. Aquelas que não estiverem com a documentação em dia ou não apresentarem os dados necessários, não poderão receber a qualificação.

Após a aprovação do projeto pelo executivo os empresários interessados pela obtenção do certificado, deverão encaminhar uma solicitação a Sema, anualmente, de 1? a 28 de fevereiro. Será cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 300, para pagar os custos dos procedimentos da documentação, que terá um prazo de validade de até três anos. “Aquelas que após receberem o certificado e não atenderem aos critérios avaliados terão seus certificados cassados”, afirma o 1º secretário.

“Para os empresários do setor, o Selo Verde é o elemento de competitividade, que declara a superioridade de um produto em relação ao concorrente, isso sem contar os benefícios para a fauna e flora”, finaliza Riva.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando no 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...
PUBLICIDADE