quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Projeto criando DIC para atrair mais empresas para Sinop será votado hoje

PUBLICIDADE

O projeto criando o segundo distrito industrial e comercial para atrair mais indústrias e empresas para Sinop será votado na sessão de hoje, da câmara. O DIC Norte será na Estrada Ruth ( fundos do parque de exposições da Acrinorte), terá 913 mil metros quadrados que foram divididos e formados 559 lotes. A meta da prefeitura é atrair mais empresas para Sinop, fortalecendo a economia, gerando mais empregos e renda.

Os valores dos terrenos são bem abaixo do preço de mercado e poderão ser pagos em até dois anos. Os valores dependem do tamanho de cada área e variam de R$ 25 a R$ 45 mil. A primeira parcela será de 20% do total. O projeto estabelece os seguintes descontos: 35% para pagamento à vista para micro-empresas do setor da indústria moveleira e artesanato em madeira. 20% para pagamento à vista. 10% para pagamento em até 4 vezes.

O projeto estabelece que as empresas que pretendem se instalar devem encaminhar requerimento à prefeitura-secretária Indústria, Comércio e terá 60 dias para apresentar projeto de implantação e funcionamento devidamente aprovados por CREA, Corpo de Bombeiros, Ibama, Sema, dentre outros. As edificações devem ocupar no mínimo 30% da área do lote e, no máximo, 80%.

As empresas que forem se instalar no Distrito Industrial e Comércial Norte não vão pagar IPTU, alvará e ISS no primeiro ano de funcionamento. Do segundo ao quinto ano a redução no pagamento vai caindo de 80 a 20%.

Os vereadores apresentam 8 emendas que também serão analisadas e votadas hoje e propõem a criação do Fundo de Desenvolvimento Industrial que receberá parte dos recursos com a venda dos lotes para fomentar as atividades industriais e comerciais e investir em futuros DICs. Também é proposto que os recursos das vendas dos lotes do DIC fiquem em conta específica. O vereador Chicão Varejão (PFL) propõe que a empresa que comprar lote só poderá fazer a alienação a terceiros após sua quitação integral na prefeitura.

Na mensagem aos vereadores, o prefeito Nilson Leitão destaca a necessidade da diversificação das indústrias e que este distrito industrial também “permitirá a implantação de encubadoras de empresas com objetivo de criar, orientar o micro e pequeno empresário, ampliando as possibilidades de sucesso de suas empresas”.
O prefeito diz ainda que o projeto do DIC representa o incentivo de forma ordenada e precisa para o desenvolvimento industrial da cidade e geração de inúmeros novos postos de trabalho”.

A Secretaria de Indústria e Comércio de Sinop trabalhou por mais de um ano e meio na elaboração do projeto criando o DIC Norte. O secretário Norival Curado manteve contato com inúmeras empresas de grandes centros que poderão se instalar no novo distrito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE