PUBLICIDADE

Projeto aprovado em Mato Grosso estabelece nova regra para operadoras sobre celulares pré-pagos

PUBLICIDADE

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, esta semana, em sessão extraordinária, o projeto de lei 108/2013, que obriga operadoras de telefonias fixa e móvel a disponibilizar relatório detalhado na internet das chamadas telefônicas e dos serviços utilizados, na modalidade pré-pago. A proposta foi apresentada pelo deputado Emanuel Pinheiro, que menciona crescimento vertiginoso na disponibilização de infraestrutura para telefonia nos últimos anos, desencadeado com a existência de concorrência e participação da iniciativa privada no ramo de telecomunicações.

“Só de telefones celulares no Brasil estão habilitados 260.043.432 acessos móveis, dois quais destes 80,77% são contratos com modalidade pré-pago. Sendo que, em Mato Grosso, a grande maioria de acessos móveis habilitados é na modalidade de acessos pré-pagos”, aponta.

O parlamentar afirma ainda que com o crescimento da oferta, as ferramentas de proteção e transparência aos consumidores deve seguir o mesmo exemplo com vistas à regular e evitar abusos na relação consumerista estabelecida. “Os consumidores não dispõem de proteção necessária, haja vista que possui tão somente um "chip", uma tabela de valores cobrados por minuto ou ligação e a pseudoliberdade de ‘carregar’ com créditos seus telefones”, argumenta.

Ainda conforme a propositura, o usuário dos serviços terá direito a consulta pela internet do relatório detalhado dos serviços dele cobrados. No relatório deverá ser constar informações como: a área de registro de origem e área de registro ou localidade de destino da chamada; o código de acesso chamado; a data e horário (hora, minuto e segundo) do início da chamada; a duração da chamada (hora, minuto e segundo) e; valor da chamada, explicitando os casos de variação horária, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE