A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso foi revista e deve registrar um avanço de 6,6% este ano, segundo o relatório Resenha Regional de setembro, elaborado por um banco. O Estado continua na posição de liderança em crescimento econômico no país e a projeção de setembro tem leve alta em relação a agosto, quando a estimativa era de 6,4%. O desempenho projetado é fortemente influenciado pelo setor agropecuário, que deve crescer 15,5% este ano.
O relatório destacou a força econômica do Centro-Oeste e o papel de liderança de Mato Grosso no cenário nacional. “Mais uma vez, o Centro-Oeste desponta como a região de maior tração econômica. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem liderando, impulsionados pelo agronegócio, que alimenta efeitos em toda a cadeia produtiva”, consideram os analistas do banco.
Após Mato Grosso, as maiores estimativas dos PIBs são dos estados de Rondônia (5,6%), Mato Grosso do Sul (5%) e Tocantins (4,9%). A indústria mato-grossense também se destaca, com previsão de expansão de 6,7%, o maior crescimento entre todos os Estados brasileiros. Já o setor de serviços deve avançar 3,8% no próximo ano, confirmando a expansão equilibrada entre os principais segmentos econômicos do Estado.
A projeção de crescimento do PIB nacional para 2025 é de 2,2%. O dado evidencia que Mato Grosso deve avançar em ritmo significativamente superior à média brasileira e consolidar sua posição de liderança