O professor do Departamento de Química e atual secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Teixeira de Sousa, iniciou uma série de reuniões com a comunidade universitária para a construção da “Agenda + 50”. Após a greve de 139 dias realizada pelos docentes de várias instituições públicas federais, Teixeira se reuniu no campus da UFMT em Cuiabá com professores, técnicos, aposentados e estudantes, confirmando que pretende concorrer ao cargo de reitor. A eleição será realizada em abril de 2016.
Durante discurso, Teixeira disse que pretender colher de da comunidade universitária sugestões para Agenda + 50 que vai nortear as principais diretrizes para construção de uma proposta para a UFMT que neste ano completa 45 anos. Ele ressaltou ainda que o próximo gestor da instituição, que deverá assumir em novembro de 2016, concluirá o mandato quando completarmos meio século de atividades. “Por isso, a UFMT deve manter-se coerente com sua essência, em sintonia com as tradições, em contínuo diálogo com todos os segmentos da sociedade, com ousadia de transpor os muros, buscando abrir para o local, regional, nacional e global, ou seja, uma universidade sem fronteiras”.
O pré-candidato fez um balanço das gestões anteriores, e afirmou que a partir das conquistas do passado, é preciso projetar o futuro. São 45 anos de uma construção coletiva, no qual estudantes, professores e técnicos administrativos deram o melhor de si para que a UFMT se tornasse a referência que é hoje. Ressaltou que a sociedade passa por rápidas e bruscas transformações e a Universidade não está isolada nesse processo. Por isso, a necessidade da construção da Agenda UFMT + 50 por meio de um amplo processo de diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade. “Precisamos traçar a direção rumo a novas conquistas, buscando sempre atingir padrões de excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão e assim melhor servir a sociedade. Antecipando o futuro, pretendemos ousar as mudanças”.
Paulo Teixeira de Sousa já ocupou os cargos de pró-reitor de Planejamento, Pró-Reitor de Pesquisa, coordenador dos Programas de Pós-Graduação em saúde e Ambiente, fundador Centro de Pesquisas do Pantanal. Atualmente integra o quadro de professor de graduação e pós-graduação, é coordenador do Programa Centro Interdisciplinar de Estudos em Biocombustíveis, vice- coordenador do INCT /Áreas Úmidas e secretário de Relações Internacionais da UFMT.