PUBLICIDADE

Procuradoria Eleitoral aciona PSDB e PSC por descumprir cota feminina em programa televisivo

PUBLICIDADE

A Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso ajuizou representação contra o Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB) e outra contra o Partido Social Cristão (PSC) por descumprimento do tempo mínimo destinado à participação feminina na propaganda partidária. As representações foram propostas pelo procurador regional eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, e tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

De acordo com a assessoria, a Lei dos Partidos Políticos determina que pelo menos 10% do tempo total do partido para propaganda no semestre deve ser usado para promover e difundir a participação política feminina. A sanção prevista para o descumprimento da norma é a perda de cinco vezes do tempo que deveria ter sido destinado ao incentivo à participação da mulher na política.

O PSC de Mato Grosso veiculou sua propaganda partidária na televisão, sob a forma de inserções regionais, nos dias 25, 28 e 30 de abril e 2, 5, 7 e 9 de maio, totalizando 20 minutos. Já o PSDB veiculou sua propaganda partidária na televisão nos dias 2, 4, 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21 e 23 de abril, totalizando 20 minutos.

Segundo o procurador regional eleitoral, a verificação das propagandas partidárias veiculadas na televisão no primeiro semestre de 2014 demonstrou que os dois partidos não cumpriram a reserva legal de tempo à promoção e difusão da participação política feminina, tal como exigido pela legislação.

Na representação, a procuradoria pede que a sanção aos dois partidos seja a perda do equivalente a cinco vezes o tempo irregularmente utilizado, totalizando dez minutos do programa partidário de 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito em Mato Grosso anuncia criação do “Pix do Dia do Professor”

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário...

Deputados aprovam exploração de áreas úmidas do Araguaia e Guaporé em Mato Grosso

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, por unanimidade,...
PUBLICIDADE