PUBLICIDADE

Procuradoria concorda em processar deputada e vereador em MT

PUBLICIDADE

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) emitiu parecer a favor para que a deputada estadual Chica Nunes (PSDB) e mais nove pessoas sejam processadas pelo Tribunal de Justiça (TJ/MT), inclusive o vereador reeleito Lutero Ponce (PMDB). Eles foram denunciados formalmente por formação de quadrilha e suposto desvio de R$ 6,3 milhões da Câmara de Cuiabá nos anos de 2005 e 2006.

O parecer da PGJ foi emitido na quinta-feira (3) e vai orientar o voto do desembargador e relator do processo, Antônio Bitar Filho. A Procuradoria se manifestou depois de ouvida a defesa dos 10 denunciados e manteve a mesma linha da denúncia apresentada em agosto do ano passado pelo então procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Prado.

Se a denúncia for acatada pelo TJ, os 10 denunciados podem responder pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A pena e de até 15 anos de reclusão e pode ser aumentada, já que envolveria ocupantes de cargos em comissão ou função de direção.

O escândalo resultou das denúncias feitas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) a partir da constatação de compras inusitadas por parte da Câmara em 2005 e 2006, como aquisição de 2,4 mil litros de refrigerante, 228 litros de leite, entre outros.

Além de Chica e Lutero, também foram denunciados: Marcelo Ribeiro, marido da deputada e prefeito de Barão de Melgaço, Elson e Benedito Elson (irmãos dela), Silas Lino de Oliveira (representante das empresas que venciam as licitações simuladas), Ana Maria de Barros (contadora), Alessandro Rondon de Brito (ex-secretário-geral da Câmara), Gonçalo Botelho Filho (ex-secretário de Finanças) e Lúcia Conceição (ex-presidente da Comissão de Licitação).

Lutero também já foi indiciado pela Delegacia Fazendária por envolvimento com suposto esquema de fraude em licitações durante os anos de 2007 e 2008, quando sucedeu Chica Nunes na presidência.

Outro lado – A deputada foi procurada por telefone, mas não retornou as ligações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE