Os promotores e procuradores de justiça elegem, dia 5 de dezembro, o chefe Ministério Público de Mato Grosso. O prazo para registro de candidatuas começa hoje e termina em 10 dias. Podem concorrer integrantes com mais de 10 anos de carreira e com idade superior ou igual a 35 anos de idade.
O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pelo procurador de Justiça Hélio Fredolino Faust, com a participação dos promotores Sasenazy Soares Rocha Daufenbach e Miguel Slhessarenko Junior.
Cada procurador ou promotor terá direito a escolha de até três nomes. Caso haja empate, a decisão ocorrerá em favor do candidato que tiver obtido o maior número de votos singulares.
De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, o mandato do procurador-geral de Justiça tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução. A lista tríplice formada no dia da eleição é remetida ao governador Estadual para escolha e efetivação da nomeação do procurador-geral de justiça. Normalmente, o mais votado é o escolhido pelo chefe do Executivo.
Atualmente, o MP é comandado pelo promotor Marcelo Ferra. Não foi confirmado se ele pretende disputar a reeleição.