O Procurador da Defensoria Pública de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Jr, candidato ao cargo de Defensor Público Geral do Estado, já iniciou sua campanha para comandar a Instituição, que desde sua criação e instalação, em 1999, não presencia uma disputa entre dois candidatos. O pleito para a gestão 2007/2008 está previsto para ocorrer na primeira quinzena de novembro, na sede da instituição, em Cuiabá. Porém, falta a definição da data, a ser decidida pelo Conselho Superior, que ainda vai se reunir para baixar as normas das eleições. Até o momento, Djalma concorre com a Procuradora, Helyodora Carolyne Almeida Rotini.
Pelas regras das eleições para Defensoria Geral do Estado, os candidatos são eleitos pela classe e indicados numa lista tríplice encaminhada ao Governador do Estado, Blairo Maggi (PPS), que escolherá o próximo Defensor Geral. Djalma Mendes conta com o Procurador da Defensoria Pública, Márcio Frederico de O Dorilêo, para assumir o cargo de Sub-Defensor Público Geral do Estado, caso seja o escolhido pelo Governador.
Atualmente, o órgão possui 74 profissionais e conta com a expectativa da contratação de mais 35 Defensores Públicos, restando, de acordo com a Lei Orgânica Estadual, serem preenchidas outras 51 vagas. “É um bom sinal de que vai melhorar a prestação dos serviços nas Comarcas mais distantes”, avalia o pré-candidato.
Sendo um dos Procuradores mais antigos, Djalma Mendes iniciou a carreira como Defensor Substituto, após ser aprovado em concurso público, em 1999. Desde então, atuou nas Comarcas de Várzea Grande, Diamantino, Barra do Bugres e, atualmente, exerce o cargo de Procurador da Defensoria Pública desde 2002 em Cuiabá, já tendo atuado nas diversas áreas da carreira.
Em seu plano de metas, Djalma Mendes defende a aplicação de quatro eixos, que considera fundamental para o fortalecimento da Instituição. Entre eles, o exercício da Cidadania através da inclusão, passando pela prestação de um atendimento de qualidade pelo Defensor, a eficiência e ética na gestão, como resposta à sociedade do que está sendo feito pela Defensoria Pública, a interiorização da entidade acompanhando a expansão das Comarcas, tendo a presença marcante do Defensor Público, além da valorização dos Defensores Públicos, em decorrência dos recentes avanços obtidos através das recentes reformas constitucionais.
“O foco é sempre o de fortalecer a instituição”, assegurou Djalma.
Ele afirmou que tem contado com a colaboração de parceiros na divulgação do seu programa de gestão que está sendo enviado por CD ROM, contatos telefônicos, viagens ao interior e durante diversas reuniões, as quais, Djalma teve a primeira, com o Governador Blairo Maggi, no intuito de mostrar suas propostas.
Djalma Mendes garante que seu projeto é um novo modelo administrativo da Defensoria Pública que foi elaborado para atender aos interesses da classe, bem como todos os segmentos da sociedade, que têm vínculo direto com a população de baixa renda, reais usuários dos serviços da Defensoria Pública.