PUBLICIDADE

Procurador diz que lei criando moto-táxi em Nova Mutum é inconstitucional

PUBLICIDADE

“A lei que cria o serviço de Moto-táxi em Nova Mutum é inconstitucional”. A afirmação é do procurador da Prefeitura Municipal, Eduardo Rafael Buss. Criada pelo Poder Legislativo, vetada pelo Executivo, mas com veto derrubado pela Câmara, a lei agora é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade que está sendo movida junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O procurador Eduardo Buss faz a afirmativa baseado no fato de que a competência de criar leis como esta não é da Câmara Municipal. “A mesma cria atribuições às secretarias e também despesas ao Executivo. Além disso, o ato de legislar sobre o trânsito é de responsabilidade da União. O Governo Federal teria que apresentar projeto regulamentando o serviço de transporte coletivo individual. É necessária uma legislação específica para isso. O município não tem estrutura nem autonomia”, explicou.

Caso acate a lei inconstitucional e promova uma suposta regularização, a prefeitura de Nova Mutum poderá ser alvo de uma Ação Civil Pública. De acordo com o procurador, o Ministério Público local já está tomando providencias neste sentido, tendo como base a prerrogativa que se refere aos direitos difusos e coletivos da comunidade.

Questionado sobre o fato do serviço de moto táxi existir em outras cidades do Estado e também na capital, o procurador é enfático ao afirmar que cada município é independente em suas ações. “Se o serviço existe em outras localidades, está funcionando de forma irregular e em Nova Mutum não pretendemos começar nada que não tenha embasamento legal”, afirmou.

O assunto deve entrar na pauta do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no decorrer da próxima semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MT apresenta políticas integradas de agricultura familiar e chama atenção de Estados da Amazônia na COP30

Representantes de Rondônia, Acre e Maranhão demonstraram interesse, durante...

Sinop: Edmundo da Costa Marques é reeleito presidente da CDL

O empresário Edmundo da Costa Marques Neto foi eleito,...

Bolsonaro é preso pela Polícia Federal e deve ficar em cela especial

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), foi...
PUBLICIDADE