O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) está trabalhando para que o PMDB tenha o maior número de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Para isso, vem "assediando" os deputados republicanos, Emanuel Pinheiro e Wagner Ramos. O partido dos deputados Silvano do Amaral, Romoaldo Jr e Baiano Filho já pode contar com uma nova integrante. Trata-se de Janaina Riva que obteve do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autorização para deixar o PSD, sigla criada pelo pai, ex-deputado José Riva (preso por corrupção).
Atualmente a maior bancada na Assembleia é a do PR que elegeu em 2014 quatro deputados. Caso o PMDB consiga cooptar os parlamentares citados acima, o Executivo terá grandes obstáculos para aprovar projetos no Legislativo. Não é novidade para ninguém que o governador Pedro Taques (PSDB) tem resistências ao partido do ex-governador Silval Barbosa (também preso por corrupção).
Emanuel Pinheiro admitiu que o PR e o PMDB caminham para uma aliança com o prefeito Mauro Mendes (PSB), sem ter como prioridade indicação de cargos, como o de vice-prefeito.
Quanto ao deputado Wagner Ramos, o único fato que o impediria de migrar para o PMDB é a base eleitoral. O atual prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, pertence ao PMDB e ambos não teriam afinidade.
Um dos maiores nomes na política de Mato Grosso, Blairo Maggi, é outro que já anunciou estar de malas prontas para o PMDB. O senador também estaria articulando para engrossar a bancada do futuro partido na Assembleia Legislativa.
Mas a filiação de Blairo ao PMDB ainda esconderia outros interesses, como a possibilidade da sigla apoiar uma suposta candidatura de Wellington Fagundes ao governo do Estado, em 2018.
Entretanto, o que se sabe até o momento a respeito é a vontade manifesta do senador e presidente do PR de ser governador de Mato Grosso.