O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, participou, em Cuiabá, hoje, do programa Diálogos com as Juventudes, realizado na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, uma das instituições públicas mais tradicionais da capital, e a primeira escola do país a receber a atividade, que será expandida para outras nove instituições no Brasil. Além dos debates, o projeto contará com oficinas conduzidas por magistrados, materiais pedagógicos e discussões sobre diversidade étnico-racial, cidadania digital, justiça climática e direitos humanos.
O encontro reuniu mais de 400 estudantes do ensino médio. Na palestra, Barroso começou lembrando de sua própria trajetória escolar em uma escola pública. “Há uns 50 anos, mais ou menos, eu estava exatamente onde vocês estão, numa escola pública tentando adivinhar o que a vida me reservaria. Nada do que vocês estão sentindo me é estranho, de dúvidas, de incertezas. Não é preciso ter medo do futuro. Eu asseguro a vocês que o melhor ainda está por vir”, disse.
O ministro também dividiu com os estudantes reflexões sobre resiliência diante das dificuldades da vida. “Embora a gente deva sonhar alto, não conseguimos realizar todos os sonhos. Mas devemos ter a inteligência emocional de lidar com as situações. Não ser arrogante na vitória, nem se sentir derrotado nos insucessos. A vida continua e as oportunidades se renovam muitas vezes”, completou.
Em entrevista, Barroso reforçou que a educação é o caminho para superar divisões e construir um futuro mais justo. “Considero que a educação básica é a coisa mais importante na vida de um país. Procuro compartilhar com os jovens valores como integridade, idealismo, conhecimento e respeito ao próximo. O Brasil precisa superar muros artificiais e construir pontes porque a democracia tem espaço para todos que joguem pelas regras do jogo. Não importa se liberal, conservador ou progressista, o essencial é termos caráter, valores e compromisso com o futuro do país”, afirmou.
O governador Mauro Mendes, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Serly Marcondes, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal e demais lideranças estiveram no evento.