O presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, confirmou ter feito convites a vários deputados estaduais que atualmente são de partidos da oposição ao governo estadual para se filiarem à legenda tucana. Entre os convidados estão os parlamentares Baiano Filho (PMDB) e Emanuel Pinheiro (PR).
Leitão não confirmou se algum dos nomes convidados já aceitou ingressar no PSDB. Ele disse que aguarda a resposta de todos até a próxima segunda-feira (15). No entanto, informações de bastidores apontam que o deputado Baiano Filho é dado como nome praticamente certo na nova legenda. Porém, ainda não há nada confirmado de ambos os lados.
Baiano e Leitão sempre foram de lados opostos na política em Sinop. Na época em que o tucano comandou a prefeitura, Baiano fez dura oposição e até chegou a disputar o cargo de prefeito contra Leitão, porém, sem sucesso.
A ida de Pinheiro para o PSDB seria mais difícil. O parlamentar estadual faz dura e combativa oposição ao governo Pedro Taques (PSDB). Pedro Satélite ainda não definiu se ficará no PSD ou mudará de partido. Anteriormente, ele disse que pretendia mudar de legenda. O nome de Wagner Ramos (PR) também é especulado no PSDB, porém, como é afiliado político do senador Blairo Maggi (PR), ele deve ir para a nova legenda do ex-governador, ou seja, o PMDB.
Atualmente, o partido possui três parlamentares na Assembleia Legislativa: o presidente Guilherme Maluf, o líder do governo Wilson Santos e Saturnino Masson.
O PSDB está preparando um grande ato de filiação de novos nomes para o final deste mês. Neste evento deverão ser assinadas as novas filiações.