O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), afirmou que irá pedir a prorrogação do prazo das investigações. Segundo ele, todos os dados apurados até o momento pela comissão, foram registrados e entregues em um único documento ao governador Silval Barbosa (PMDB), hoje.
O parlamentar afirmou que a CPI mostrou situações que existiam, mas que ninguém prestava muita atenção. “Tem que acabar com as filas, tem pessoas há cinco anos esperando uma cirurgia ortopédica, outros há dois esperando um cateterismo”.
De acordo com informações do deputado, hoje existem 120 mil pessoas esperando por exames e consultas pela rede pública de saúde. Para ele, o setor deve ser descentralizado, para conseguir atender demandas simples no interior do Estado. Sérgio citou que para engessar um braço quebrado hoje, um morador do município de Jauru tem que vir para a Capital, devido a falta de um profissional especializado no lugar.
O documento entregue pela CPI, ao governador Silval Barbosa (PMDB), contém 19 recomendações, nas quais são necessárias mudanças no sistema de saúde estadual, tanto na capital quanto no interior.