domingo, 1/março/2026
PUBLICIDADE

Presidente da Câmara de Nobres tem o mandato cassado

PUBLICIDADE

A câmara municipal cassou o mandato do vereador Rallide Cristiano Andrade (PDT), que era presidente, acusado de improbidade administrativa. Ele foi investigado por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que emitiu relatório pela cassação do mandato. A comissão acusa Rallide de ter desviado R$ 150 mil dos cofres públicos e comprou uma caminhonete Hillux,  em 2011. Ele também é acusado de envolvimento em "brigas" com outros parlamentares, em redes sociais, e estaria desrespeitando o regimento interno.

O vereador estava afastado da presidência desde 24 de julho por decisão da maioria dos parlamentares, sob acusação de mau comportamento.

O relatório final da investigação, contendo 11 itens, foi aprovado quase que por unanimidade, com exceção do próprio investigado e da vereadora Zilmai Ferreira de Jesus (PP) que estavam ausentes. Rállide não compareceu à sessão para se defender. A comissão foi presidida pelo vereador Flávio Vinicius Mayer Rondon (SD), teve como relator Acendino Mendes de Souza (PSD) e Adelian Messias (PP) na condição de membro titular.

As irregularidades apontadas no relatório serão enviadas ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram apontados gastos irregulares com a verba pública para compra de uva e melão, além de 17 quilos de frango, ou seja. A comissão acusa o parlamentar de "fazer compras para sua casa utilizando dinheiro da câmara. Ele ainda atribuiu os gastos a materiais de limpeza para o legislativo. Contudo, donos de empresas na cidade foram ouvidos pela comissão e relataram que a esposa do pedetista que fazias as compras e adquiria comida para sua residência". O dono da loja de veículos também foi ouvido e disse que o carro foi vendido e não alugado.

(Atualizada às 19:58h)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Principal avenida de Cuiabá será parcialmente interditada para obras do BRT

Trechos da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como...

Projeto para novo viaduto em Sorriso deverá ser protocolado na ANTT em 30 dias

A prefeitura de Sorriso detalhou hoje os trâmites técnicos...
PUBLICIDADE