quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Presidente da AMM será eleito amanhã; prefeitos candidatos defendem Fethab e independência

PUBLICIDADE

A eleição para a nova presidência da Associação Matogrossense dos Municípios será amanhã, na sede da entidade, em Cuiabá. A primeira chamada será às 9h e a segunda, às 9h30. Três prefeitos estão disputando: de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), e de Alto Paraguai, Adair José Moreira (PMDB).

Entre as propostas defendidas pelos três, pelo menos uma está em comum: manter a distribuição de 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) aos municípios, conforme lei aprovada na Assembleia Legislativa.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), disse que esta será sua luta e está em consonância com as propostas do governador eleito Pedro Taques. “Posso reafirmar o compromisso firmado por ele: o de cumprir a lei e realizar a distribuição dos recursos do Fethab. E, além disso, ajudar os municípios que não têm condições de contratar profissionais para o volume de obras proposto”, declarou.

Pivetta ressaltou que ele, juntamente com o prefeito de Glória D’oeste, Nilton Borgatto (PP), e a chapa já anunciada, são candidatos independentes. “Estamos nesta posição para defender os interesses dos municípios. O fato de eu ter sido coordenador da campanha eleitoral de Pedro Taques não me tira a legitimidade de cobrar e lutar por interesses que podem se apresentar divergentes ao do governo. Isso só me dá mais abertura para defender e apresentar nosso ponto de vista”, garantiu. Pivetta defende ainda a autonomia dos municípios em relação aos governos Federal e Estadual, que recebem a maior parte do bolo tributário.

O candidato Adair Alves (PMDB), prefeito de Alto Paraguai, criticou a declaração do futuro secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Marcelo Monteiro Duarte, sobre a destinação de 50% do Fethab para os 141 municípios. Segundo o secretário, se não houver alteração na lei 10.051 que passa a valer em janeiro o estado pode perder mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

“Entendemos que o Estado tem outras fontes de recursos para cobrir as despesas, como a arrecadação de ICMS e o próprio Fundo de Participação dos Estados (FPE). Não podemos deixar que alterem essa lei que é uma conquista do municipalismo”, defende. Para o candidato da chapa “Mato Grosso Por Inteiro”, a divisão do Fethab é um exemplo de reforma das relações federativas, onde o Estado repassa parte do que arrecada aos municípios e não só tarefas. “Ser contra essa lei é ser contra o que pregaram a vida inteira”, defende/

Adair Alves tem defendido uma mudança estrutural na AMM. Para ele, a entidade deve se tornar um instrumento de apoio aos prefeitos e prefeitas de Mato Grosso, o que não vem ocorrendo nos últimos anos. Adair já apontou que pretende enxugar a estrutura administrativa da entidade, e ainda trabalhar para dar mais eficiência aos serviços prestados pela Associação.

O prefeito de Nortelândia e ex-secretário adjunto de Projetos Estratégicos na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR), Neurilan Fraga tem entre suas metas reforçar as áreas de engenharia e economia da associação para ajudar os municípios na busca por recursos e convênios. 

“As áreas de engenharia e de economia receberão reforço para assessorar os municípios em projetos e, consequentemente, a captar recursos”.  Além do apoio do seu partido, Fraga buscou respaldo de prefeitos de outras siglas para compor a chapa. Um dos desafios é fortalecer o municipalismo dentro da entidade de forma que os prefeitos possam contar com a associação às demandas dos municípios.

“O mais importante é que precisamos ter uma AMM independente, eficiente, que não esteja atrelada aos poderes. Percebo que se não tiver uma participação efetiva da entidade nas ações de interesses dos municípios, termina a gente perdendo”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE