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Presidente BNDES manifesta em Nova Mutum apoio para expandir ferrovia ao Médio Norte

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O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Rabello Castro, defendeu, esta manhã, em Nova Mutum, a expansão ferroviária para a região Médio Norte de Mato Grosso. O banco é um dos principais financiadores de obras no setor de logística. "Acho que temos que parar de falar e fazer ferrovia. Nós acreditamos que o banco que tem o desenvolvimento no nome e na sua missão, cujo valor, é desenvolver econômica e socialmente tem que estar em Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Alta Floresta. A instituição tem que estar onde o desenvolvimento estará no futuro", afirmou, após o fórum 'ferrovias e integração de modais'. Ainda não há uma estimativa de quantos bilhões de Reais serão necessários para 'trazer' a ferrovia até Nova Mutum. O primeiro passo que o setor produtivo vem intensificando, juntamente com lideranças políticas, é levar a Ferronorte de Rondonópolis até Cuiabá com projeção de serem investidos cerca de R$ 1,36 bilhão no trecho de 260 km. Em seguida, ao Médio Norte, onde estão alguns dos maiores municípios brasileiros que mais exportam grãos.

"Essa obra já deveria ter saído do papel. Escolhemos um lado que é estar juntos com os que produzem nesse país. Estamos diante de um processo de inversão da lógica de produção. Existe um segredo para agricultura que deu certo, que é o juro mórdico e imposto baixo. O Brasil precisa desta fórmula aprovada no Congresso. O juro brasileiro é que está errado. Nós precisamos pensar que está é a luta brava para o próximo ano de conceito", acrescentou Castro.

Conforme Só Notícias já informou, em Mato Grosso, Alto Araguaia e Rondonópolis tem terminais de carga e descarga e fazem parte da malha ferroviária com acesso a São Paulo por onde são escoadas centenas de toneladas de diversos produtos – commodities agrícolas (fertilizantes, milho, trigo, soja, farelo, óleo vegetal e açúcar), combustível, produtos industrializados, dentre outros.

O governador Pedro Taques também defendeu a expansão dos trilhos até o Médio Norte. "A burocracia nos impede de evoluir. O mundo precisa de alimento. Até 2050 precisamos aumentar o estoque de alimento em até 40%. Parte deste estoque está no nosso Estado", afirmou. O governo estadual defende a prorrogação da concessão para a empresa Rumo ALL por mais 30 anos para impulsionar a chegada dos trilhos da Ferronorte em Cuiabá.

O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, que idealizou o fórum das ferrovias no município, disse que "Mutum está preparada para ser integrada aos trilhos da ferrovia, que está parada em Rondonópolis. Queremos fazer todos os esforços  necessários para sermos comtemplados com essa empreendimento. Não temos dúvida que esse dia será um marco para história de Nova Mutum".

O presidente da Rumo, Julio Fontana, elogiou a mobilização pela expansão ferroviária  em Mato Grosso, "desse grupo, os governos, e o Estadual que apoia desde o início. Essa obra não é um sonho. É uma realidade para o Estado. O que precisamos é encarar de frente e colocar para funcionar", discursou.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deputados, diretores da Agência Nacional de Transporte Terrestre, secretários, dirigentes de entidades do setor produtivo, do Fórum Pró-Ferrovia, o presidente da câmara de Nova Mutum, Airton Pessi, lideranças do agronegócio e empresariais acompanharam o fórum, no Sindicato Rural.

 

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