domingo, 28/abril/2024
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Presidente afirma que “objetivo é transformar o Detran em uma órgão mais moderno e menos burocrático”

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito e engenheiro civil Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos fez um balanço do cenário diferente vivenciado este ano em virtude da pandemia do Coronavírus. Através da assessoria, ele afirmou que conseguiu manter a prestação dos serviços à população mato-grossense, seja por meio dos serviços online disponibilizados no site ou pelo aplicativo do MT Cidadão ou com atendimento presencial por agendamento.

“Logo no primeiro trimestre encaramos essa pandemia do novo coronavírus e acatamos todos os decretos publicados pelo governo do Estado bem como as orientações do Ministério da Saúde com as medidas de prevenção ao contágio do vírus. Nos meses mais críticos da pandemia, em que precisávamos manter nossas unidades fechadas temporariamente, não paramos nossos serviços. Seguimos todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara de proteção facial e álcool 70% para higienização. É um novo formato de atendimento que vem funcionando desde abril e já atendemos até dezembro quase 500 mil pessoas em todas as unidades do Estado”, disse.

Para Vasconcelos, tanto a renovação da CNH quanto o Licenciamento Anual do veículo são serviços muito procurados pelos cidadãos de forma presencial. Disponibilizar online esses dois importantes serviços proporcionam maior comodidade aos cidadãos para obter os documentos de maneira mais prática e rápida. “No caso do Licenciamento, evitamos o deslocamento de mais de 2 milhões de proprietários de veículos que não precisam mais procurar nenhuma unidade para obter o documento. Agora o cidadão consegue imprimir o Licenciamento em qualquer lugar em que tenha acesso à internet e impressora. Já para a renovação online da CNH, somente o exame médico ainda precisa de deslocamento, o restante do processo pode ser feito todo pelo aplicativo MT Cidadão, inclusive podendo solicitar a entrega da CNH pelos correios. Desde que o serviço começou, em junho deste ano, já foram 40 mil processos de renovação de CNH abertos via aplicativo MT Cidadão. Tudo isso representa um grande avanço no processo de modernização do órgão”.

O presidente detalhou ainda que governo do Estado trouxe diversas alternativas aos proprietários de veículos para que pudessem colocar a documentação do veículo em dia. “Uma das medidas foi a prorrogação do calendário de pagamento do IPVA e do Licenciamento Anual para o último trimestre do ano. A medida abrangeu veículos com placa finais 4 e 5; 6 e 7; e 8, 9 e 0, proporcionando um “fôlego” a mais nas finanças de pessoas físicas e empresários. Além da prorrogação dos prazos, os proprietários de veículos também puderam quitar os seus débitos veiculares com pagamento parcelado no cartão de crédito, através das empresas credenciadas junto ao Detran. Puderam ser parcelados débitos veiculares como IPVA – inscrito ou não em dívida ativa, Seguro DPVAT, Taxa de Licenciamento e multas. Essa é uma alternativa que iniciou em outubro de 2019 e foi de grande valia em 2020 para que os proprietários de veículos quitassem seus débitos à vista ou em parcelas mensais, saindo da inadimplência e com a imediata regularização da situação do veículo.

As metas para o próximo ano é transformar o Detran em uma Autarquia mais moderna e menos burocrática. “Para isso temos investido bastante em tecnologia, informatizando e modernizando os serviços para melhorar o atendimento ao cidadão. Queremos aumentar a oferta de serviços online proporcionando maior comodidade e praticidade aos cidadãos, para que precisem se deslocar cada vez menos às unidades e que o Detran chegue de forma mais célere até eles. Em 2021 também iremos concluir a obra de acessibilidade e sinalização viária da sede, uma grande reforma que era necessária para tornar a Autarquia mais moderna e eficaz para a população”.

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