A administração pública de Nova Mutum homologou, na última quinta (23), a contratação de empresa para ações de recuperação no pavimento de vias de circulação compartilhada ou ciclovias, abrangendo a trechos que totalizam 8,9 mil metros de extensão na região central e compreendendo as avenidas das Águias, Garças, Uirapurus, Seriemas e Araras. O investimento estipulado é de R$ 121 mil em recursos próprios.
Conforme o edital, será feita micropavimentação dos trechos com lama asfáltica (8 milímetros), visando “restabelecer os padrões de regularidade e aderência da pista cicloviária, mitigando riscos de acidentes provocados por patologias como trincas, fissuras, afundamentos e desagregações, assegurando maior estabilidade na circulação de bicicletas”.
A prefeitura ainda ressaltou, no estudo técnico, que o material atua como uma camada de reforço superficial, retardando processos degenerativos mais profundos e evitando a propagação de falhas estruturais. “Isso contribui diretamente para a extensão do ciclo de vida útil do pavimento existente, reduzindo a necessidade de intervenções corretivas mais onerosas”.
Os trabalhos deverão ser executados em até 90 dias, segundo estimativas da equipe de engenharia. Atualmente, o município dispõe de uma malha cicloviária com mais de 19 quilômetros, totalizando uma área implantada superior a 76,4 mil metros quadrados e destinada prioritariamente ao tráfego não motorizado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.