A secretaria Municipal de Segurança e Trânsito anunciou conjunto de avanços estruturantes voltados à mobilidade urbana e à segurança pública, com foco em eficiência, tecnologia e planejamento técnico durante este ano e a implantação de sistemas avançados de gerenciamento de tráfego, com semáforos inteligentes, monitoramento contínuo e controle centralizado. “Vamos otimizar a malha viária com tecnologia, semáforos inteligentes e monitoramento ampliado. Isso permitirá reduzir congestionamentos, melhorar a circulação, aumentar a capacidade operacional das vias e oferecer mais previsibilidade nos deslocamentos da população”, explicou o secretário à frente do departamento, Wesney Sodré.
O objetivo é ampliar a fluidez do trânsito, fortalecer a prevenção de acidentes e garantir respostas mais rápidas às demandas do cidadão. Segundo o secretário, a modernização da sinalização e a reconfiguração de cruzamentos e corredores estratégicos também fazem parte do planejamento da pasta para 2026. “Cada intervenção reduz conflitos, amplia a fluidez e aumenta a segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. Trata-se de um trabalho técnico, permanente e responsável”, reforçou.
Atualmente, entre as principais ações do ano estão a aquisição de 100 lombadas modulares, a implantação de aproximadamente 250 mil metros de sinalização horizontal e a instalação de mais de 2.500 faixas de pedestres em diversas regiões de Sinop. Também foram executadas intervenções estruturais, como a construção de dois retornos na avenida das Figueiras, a instalação de botoeira de pedestres em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a implantação de semáforo no cruzamento da Avenida dos Pinheiros com a Avenida André Maggi.
2025 também marcou o início da construção da sede própria da Guarda Civil Municipal (GCM) e a conclusão do processo licitatório do Curso de Formação da Guarda Armada, que viabiliza a capacitação de novos agentes. Durante o ano, a corporação da GCM realizou aproximadamente 1,5 mil Pontos Base em locais estratégicos para reforçar a presença preventiva e o apoio às ações de trânsito.
Já o ano de 2026 deve consolidar a integração entre vigilância inteligente, forças operacionais e gestão por dados. De acordo com o secretário, o uso de câmeras com leitura automática de placas, reconhecimento de padrões e análise de comportamento urbano apoiará ações preventivas e operacionais. “Vamos ampliar a vigilância inteligente, fortalecer a integração com as forças de segurança e investir em patrulhamento orientado por dados. Isso garante respostas mais rápidas, operações mais eficientes e maior proteção ao cidadão”, destacou Sodré.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


