PUBLICIDADE

Prefeitura lança sistema de reconhecimento facial em escolas e creches de Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Cuiabá lança nesta quarta-feira o projeto “Aluno Presente”. Trata-se de um programa de reconhecimento facial que será implantado nas 172 unidades de ensino vinculadas à secretaria municipal de Educação (SME). O

Segundo a prefeitura, o projeto vai explorar a tecnologia em prol de medidas eficientes na educação. O sistema fará o controle de presença a partir do reconhecimento facial, integrando câmeras inteligentes posicionadas nas entradas e saídas das escolas, capazes de autenticar até 40 faces por segundo e fornecendo dados valiosos em tempo real. Todo esse processo gera apenas metadados em qualquer tráfego e imagens em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo segurança, transparência e dados confiáveis para toda a rede.

No refeitório, com base nas faces reconhecidas na entrada, o sistema calcula a quantidade ideal de refeições a serem preparadas, evitando desperdício e maximizando o uso dos recursos. Também contabiliza com precisão quantos alunos consumiram a merenda no dia.

Os responsáveis recebem alertas diários sobre a entrada e saída dos alunos por meio de um aplicativo, enquanto que as funções calendário e notificações organizam toda a comunicação escolar, permitindo o recebimento de avisos importantes com acesso intuitivo. A Secretaria Digital amplia o atendimento, facilitando o envio direto de mensagens e documentos, estreitando o relacionamento entre as famílias e as escolas.

A autorização de saída permite definir quem buscará o aluno em dias específicos, oferecendo ainda mais segurança. No menu de configurações ficam reunidas todas as informações essenciais do aluno e do responsável. O Aluno Presente também oferecerá um ambiente exclusivo para os professores, permitindo acessar rapidamente as turmas em que lecionam e visualizar a lista completa de alunos com as capturas realizadas pelas câmeras inteligentes na entrada da escola. A presença dos alunos é registrada automaticamente. Caso algum estudante esteja ausente na sala, o professor pode ajustar os dados de forma simples e segura.

O sistema oferece ainda painéis completos (dashboards) para as secretarias de educação e gestores escolares, proporcionando uma visão estratégica da rede de ensino. No Perfil da Unidade Escolar, é possível visualizar comparações por turnos, turmas e dias, analisando quais turmas apresentam melhores índices de presença e onde é necessário agir, inclusive por gênero e dias da semana.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputada de Mato Grosso alega ter sido atacada por senadora durante CPMI do INSS

A deputada Coronel Fernanda (PL) divulgou hoje em suas...

Morre ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; governo manifesta pesar

Morreu hoje, de causas naturais, o desembargador aposentado Oscar...

STF encerra primeiro dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu,...
PUBLICIDADE