A prefeitura lançou, ontem, o programa Acelera Nova Mutum, que visa transformar o modelo de licitações públicas. Segundo a prefeitura, a ação busca aumentar a participação das empresas locais nas contratações municipais, garantindo que uma parcela significativa dos recursos da prefeitura circule dentro do município.
Uma das novidades é o sistema de credenciamento, que permite o cadastro de fornecedores locais de diversos setores, abrangendo desde pequenas empresas de serviço até as de médio e grande porte, incluindo segmentações como chaveiros, restaurantes, papelarias, floriculturas, malharias, postos de combustíveis, empresas de ar-condicionado e transporte, entre outros.
Conforme explicado por Luiz Pivovar, consultor do CredenciaMei, são mais de 80 categorias de itens passíveis de contratação dentro do programa. Ele destacou que, atualmente, muitas licitações acabam favorecendo fornecedores de fora do município devido às restrições da nova lei 14.133. O programa utiliza o credenciamento orientado pelo Tribunal de Contas do Estado para reverter essa tendência, buscando garantir que entre 60% a 70% das contratações permaneçam locais. Essa estratégia fortalece o comércio municipal e impulsiona a economia regional.
Para o prefeito Leandro Félix, o programa representa uma ação estratégica que alia crescimento econômico, transparência e valorização da população. “Entendemos que o Acelera Nova Mutum é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável, beneficiando quem investe e confia em Nova Mutum”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.