quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura firma parceria com o Estado para implantar casa de semiliberdade em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Para melhorar o trabalho socioeducativo desenvolvido com adolescentes infratores, a prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou um termo de cooperação para implantar uma casa de semiliberdade no município. A unidade terá foco na aprendizagem dos adolescentes e, segundo o superintendente de administração socioeducativa, Iberê Junior, será uma nova medida socioeducativa aplicada aos que cometerem ato infracional.

Com o acordo de cooperação firmado, o município executará a reforma da estrutura, por meio da secretaria de Infraestrutura e Obras, e o Estado continua responsável pelo funcionamento e manutenção mensal do local. Iberê conta que a unidade está desocupada desde o início deste ano para a reformulação. “Todos os adolescentes foram transferidos para as unidades mais próximas. A internação em Lucas do Rio Verde foi desativada, justamente para fazer essa readequação e agora na reinauguração será ofertada a medida de semiliberdade”, detalhou o superintendente. 

A casa de semiliberdade funcionará de uma forma bem diferente do antigo Centro de Atendimento Socioeducativo. Os adolescentes internados poderão sair da unidade diariamente para participar do ensino regular, em uma escola. 

Durante a semana, no contraturno escolar, os adolescentes terão que participar de oficinas ofertadas pelo município, estágios, cursos profissionalizantes e poderão também ter um trabalho. Aos finais de semana, eles terão a oportunidade de passar o sábado e domingo com a família. Todos os horários dos adolescentes serão monitorados pela equipe do socioeducativo. 

A gerente regional do Centro de Atendimento Socioeducativo, Natiele Kuhn, ressalta que o objetivo da mudança é tornar o menor de idade responsável por sua liberdade, sem deixar de responder pelo ato infracional que cometeu. “Essa nova modalidade de atendimento socioeducativo foca em responsabilizar o adolescente, expressar a reprovação pelo ato infracional cometido, mas, ao mesmo tempo, institui uma liberdade responsável. Isso porque ele pode ter acesso à comunidade, à educação, à saúde, ao contato familiar, mas com horários muito bem definidos”, salientou Natiele. 

O projeto da Casa de Semiliberdade de Lucas do Rio Verde é pioneiro no estado de Mato Grosso, sendo esta a primeira unidade a funcionar totalmente reformulada.  “O jovem consegue enxergar que pode sim ser um cidadão consciente, que pode adquirir o que ele deseja através da educação. Então a medida assume uma proposta muito pedagógica”, disse a gerente. 

De acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura e Obras, o valor do investimento para a reforma da unidade é de aproximadamente R$ 290 mil. A previsão é que a obra seja entregue em outubro. A assinatura da parceria ocorreu durante a vinda do Governador Mauro Mendes à cidade, junto de sua comitiva, na última sexta-feira (6).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE