quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura entrega mais 10 leitos UTIs para atender pacientes em Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura entregou mais 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva que já estão atendendo aos pacientes no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. De acordo com a assessoria, as unidades não são específicas para tratamento de pacientes com o novo Coronavírus, mas ajudará ‘aliviar’ o aumento na demanda devido à pandemia. De acordo com o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, os novos leitos serão definitivos e estão completos para atender pacientes que não estão com Covid.

“No plano de contingência assinado com o governo do Estado e com a prefeitura de Cuiabá e que envolve os demais municípios de Mato Grosso, Várzea Grande ficou com sua estrutura voltada para os casos não Covid- 19. Fazemos o atendimento destes casos, sua triagem e sua transferência para as unidades referências, mas o fato de estarmos abrindo novas vagas desafoga os atendimentos em todas as unidades de saúde, pois não existem somente casos de coronavírus e sim de as demais enfermidades”, afirmou através da assessoria.

Já são quase R$ 20 milhões em recursos para Saúde sendo licitados para compras de equipamentos, medicamentos e insumos para atender as demandas das unidades médicas, inclusive EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – , tudo dentro da lei e da ordem e com a determinação de se praticar preços reais e não abusivos.

A prefeita Lucimar Sacre de Campo disse que outras medidas estão em análise para ofertar leitos, mas todas elas respeitando os princípios constitucionais. “Tudo aqui é feito dentro da lei e da ordem, com transparência e para atender a maioria da população. Assim que trabalhamos. Muitos tem nos apontado o dedo, mas pouco ou quase nada se sabe que eles fizeram para ajudar no enfrentamento de algo que é desconhecido para o mundo. Fácil acusar, mas participar da solução, poucos querem. Alguns só reconhecem seus direitos, mas nunca suas obrigações”.

A gestora explicou ainda que todo o custo emergencial destes novos leitos neste início está sendo realizado pela arrecadação própria do município. “O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo têm sido parceiros, lembrando que eles têm também ajudado as demais 140 cidades de Mato Grosso. Nestas novas UTIs as camas são do governo do Estado e os equipamentos, medicamentos e insumos de Várzea Grande, além dos profissionais da área de saúde, mas o governo do Estado ainda vai custear parte do ônus financeiro das diárias com o município até que, os mesmos, sejam credenciados pelo ministério da Saúde”’

Ainda de acordo com a prefeitura já foram liberados de auxílio pelo governo federal R$ 4,7 milhões para atender a saúde pública. “Existe recursos a serem ainda repassados, que precisam ser confirmados para ajudar no equilíbrio das finanças que estão afetadas pela desaceleração da economia e recursos para atender a saúde e o social, mais isto, ainda nem chegou”.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretária de Saúde, até ontem, a taxa de ocupação no Hospital Estadual Metropolitano chegou a 92,5%. Dos 40 leitos pactuados, 37 estão com pacientes internados com Covid-19. Já no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande a taxa é de 100%. As duas UTIs existentes estão ocupadas.

Consta no documento que 1.018 pacientes estão sendo monitorados, 227 se recuperaram da doença e 134 pessoas morreram. Desde o início da pandemia, já foram 1.379 casos confirmados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...
PUBLICIDADE