PUBLICIDADE

Prefeitura e governo de Mato discutem projeto de novo aeroporto no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Rodrigo Benassi se reuniu hoje em Cuiabá com a superintendente de Desenvolvimento de Modais da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Franciele Dorth da Silva, para tratar do projeto do novo aeroporto municipal de Colíder (160 quilômetros de Sinop). A proposta define a construção da nova estrutura no mesmo local do aeroporto atual, com rebaixamento do terreno e implantação do novo traçado da pista.

A obra já foi autorizada pelo governador Mauro Mendes e pelo vice-governador Otaviano Pivetta, com investimento estimado em R$ 12,5 milhões. A prefeitura e a Sinfra estão na fase de estudos para elaboração do projeto. Ficou acertado que Franciele e uma equipe técnica da Sinfra farão, na próxima semana, uma visita a Colíder para inspecionar a viabilidade das modificações previstas no projeto. A intenção é readequar profundamente o terreno para tornar a pista mais plana, corrigindo a elevação existente hoje, e permitir sua extensão para 1.600 metros.

Benassi informa que a opção pelo atual local se deu após tentativas frustradas de encontrar uma área plana adequada no município. Segundo ele, a manutenção do aeroporto na área já consolidada garante agilidade ao projeto e reduz entraves técnicos e administrativos. “Buscamos alternativas, mas não encontramos um terreno que atendesse às exigências técnicas. A solução mais viável é modernizar e ampliar o aeroporto onde ele já funciona”, comenta.

Segundo o prefeito, a modernização do aeródromo também terá papel importante no atendimento a emergências. “O aeroporto é fundamental não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também como suporte para socorro médico e transporte de pacientes em situações de urgência”, pontua.

Benassi avalia que o investimento fortalecerá a posição de Colíder como referência regional no Nortão. Ele destaca a parceria com o governo do Estado como decisiva para viabilizar a obra. “Estamos no coração do Norte de Mato Grosso e prontos para crescer ainda mais. O apoio do governo estadual tem sido fundamental para que possamos oferecer mais oportunidades e qualidade de vida à nossa população”, diz o prefeito.

A proposta integra o planejamento de infraestrutura do município para atender à demanda crescente da região Norte de Mato Grosso. O novo aeroporto deverá ampliar a capacidade operacional, melhorar a segurança das operações e permitir a atração de novos investimentos privados. Participaram da reunião o representante da empresa responsável pela elaboração do projeto, Hélio Neto, o engenheiro civil João Danhoni, o engenheiro eletricista Paulo Bezerra e a engenheira de transportes Thaisa Niland, além da equipe técnica da Sinfra.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE