O prefeito Rodrigo Benassi se reuniu hoje em Cuiabá com a superintendente de Desenvolvimento de Modais da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Franciele Dorth da Silva, para tratar do projeto do novo aeroporto municipal de Colíder (160 quilômetros de Sinop). A proposta define a construção da nova estrutura no mesmo local do aeroporto atual, com rebaixamento do terreno e implantação do novo traçado da pista.
A obra já foi autorizada pelo governador Mauro Mendes e pelo vice-governador Otaviano Pivetta, com investimento estimado em R$ 12,5 milhões. A prefeitura e a Sinfra estão na fase de estudos para elaboração do projeto. Ficou acertado que Franciele e uma equipe técnica da Sinfra farão, na próxima semana, uma visita a Colíder para inspecionar a viabilidade das modificações previstas no projeto. A intenção é readequar profundamente o terreno para tornar a pista mais plana, corrigindo a elevação existente hoje, e permitir sua extensão para 1.600 metros.
Benassi informa que a opção pelo atual local se deu após tentativas frustradas de encontrar uma área plana adequada no município. Segundo ele, a manutenção do aeroporto na área já consolidada garante agilidade ao projeto e reduz entraves técnicos e administrativos. “Buscamos alternativas, mas não encontramos um terreno que atendesse às exigências técnicas. A solução mais viável é modernizar e ampliar o aeroporto onde ele já funciona”, comenta.
Segundo o prefeito, a modernização do aeródromo também terá papel importante no atendimento a emergências. “O aeroporto é fundamental não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também como suporte para socorro médico e transporte de pacientes em situações de urgência”, pontua.
Benassi avalia que o investimento fortalecerá a posição de Colíder como referência regional no Nortão. Ele destaca a parceria com o governo do Estado como decisiva para viabilizar a obra. “Estamos no coração do Norte de Mato Grosso e prontos para crescer ainda mais. O apoio do governo estadual tem sido fundamental para que possamos oferecer mais oportunidades e qualidade de vida à nossa população”, diz o prefeito.
A proposta integra o planejamento de infraestrutura do município para atender à demanda crescente da região Norte de Mato Grosso. O novo aeroporto deverá ampliar a capacidade operacional, melhorar a segurança das operações e permitir a atração de novos investimentos privados. Participaram da reunião o representante da empresa responsável pela elaboração do projeto, Hélio Neto, o engenheiro civil João Danhoni, o engenheiro eletricista Paulo Bezerra e a engenheira de transportes Thaisa Niland, além da equipe técnica da Sinfra.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


