PUBLICIDADE

Prefeitura e comércio de Sinop fecham nesta 3ª em apoio a movimento dos agricultores

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), anunciou agora há pouco que, nesta terça-feira, a prefeitura fica novamente fechada, em apoio ao manifesto dos produtores. Também convocou os comerciantes e sociedade organizada em geral para comparecer, às 13h, no bairro Alto da Glória, e reforçar o movimento.

Ele afirmou que “após uma reunião com todos os segmentos da sociedade foi definido que amanhã, devido a reunião do presidente e governadores em Brasília, para definir o que acontecerá a respeito das reivindicações dos agricultores, a Prefeitura de Sinop e toda a região apoiará o manifesto. Aqui, a prefeitura fechará as portas e terá expediente interno. Todos os serviços funcionarão normalmente. Queremos convidar toda a sociedade para darmos nosso apoio ao movimento na expectativa que amanhã o presidente de uma resposta positiva. Se isso acontecer o movimento vai se acabar”, explicou.

Segundo ele, se a resposta do presidente Lula da Silva, não for positiva e o movimento continuar, na quarta-feira, às 17h, haverá uma nova reunião entre autoridades do município e representantes da sociedade para definir o que será feito pelos comerciantes para apoiar o manifesto. “É importante que todos participem. Caso o movimento continue, vamos decidir juntos no que participaremos no movimento, porque já existem alguns segmentos da sociedade se sentindo prejudicados com a falta de mercadorias e mantimentos”, salientou.

A paralisação será durante a tarde mas os serviços essenciais da prefeitura, como escolas, saúde, entrega de carnes de IPTU, continuarão normalmente. Apesar de aguardar a reunião o prefeito acredita que o Governo não tomará nenhuma medida para ajudar a classe de produtores brasileiros.

Ele não acredita que o impasse acabe. “Acho que o presidente Lula não tem as informações necessárias que já deveria ter há muito tempo. Essa desculpa de que não tem as informações e que vai precisar de mais 15 ou 20 dias, é conversa. Se ele atender pelo menos duas ou três das reivindicações dos agricultores o movimento vai parar, mas acredito que isso não aconteça, pois o que falta é vontade política para atender os pedidos”, ressaltou, preocupado.

Hoje, a partir do meio-dia a BR-163 volta a ser bloqueada, em Lucas do Rio Verde. Em Nova Mutum, o bloqueio será a partir das 17h. Cargas de combustível, comida -dentre outras- não passarão para a região Norte. Em Sinop o bloqueio começa amanhã a partir das 6h, no Alto da Glória, saída para Sorriso. Será bloqueio geral de cargas e caminhões vazios e vai até às 17:00hs.

Carros, ônibus e ambulâncias terão tráfego liberado. Os agricultores reuniram-se, no final de semana, e decidiram manter o manifesto, mesmo com liminar concedida pela Justiça Federal para desbloquear a rodovia, por causa da audiência amanhã com o presidente Lula. A liberação de R$ 1 bilhão para garantir melhor preço para a soja não beneficiará a maioria porque cerca de 80% dos produtores já venderam a soja para pagar parte das dívidas.

Semana passada, cargas não passaram durante 4 dias em Lucas e Mutum. A liberação só ocorreu na sexta-feira à tarde, e combustíveis, só na madrugada de sábado.
Os bloqueios devem continuar a partir de hoje, com as lideranças locais adotando um horário diferente para cada cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE