A prefeitura de Nova Mutum homologou termo de fomento com a Associação dos Produtores Rurais do Entorno de Nova Mutum (APREM) visando o repasse de R$ 100 mil para implantação de sistemas complementares para a operacionalização da unidade modular de processamento (frigorífico modular), que atuará no beneficiamento de pescados.
De acordo com o edital, estão previstas a finalização das instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias e acabamento técnico, conforme especificações do plano de trabalho. As ações tratam-se de “condição essencial para que o pescado local obtenha o selo de inspeção sanitária, permitindo a saída da informalidade e viabilizando a inserção dos produtos em políticas de segurança alimentar e compras institucionais, como o PNAE e o PAA”.
Entregue em 2024, a estrutura inicial do frigorífico foi adquirida em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), tem capacidade de evisceração e filetagem para três toneladas em um turno de 8 horas, possuindo painéis termo isolantes, área climatizada, sistema de desinfecção UV, rede de água quente e normal, sistema de esgoto, iluminação e equipamentos para glaciamento e corte.
O cronograma do termo estipula que a unidade, que deverá amparar diretamente as atividades de 48 piscicultores, esteja totalmente funcional até o início de abril.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


