O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, assinou nesta segunda-feira o termo de colaboração entre a prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a destinação de recursos para a manutenção da unidade. Ao todo, a Administração Municipal vai repassar R$ 2,121 milhões, sendo que deste valor R$ 256 mil são oriundos da devolução de recursos financeiros pela câmara de vereadores.
De acordo com a presidente da instituição, Maria Inês Lazaris Ferlin, com os recursos, a instituição vai manter o atendimento realizado aos portadores de necessidades especiais (PNEs). “Firmada hoje a parceria entre a APAE e a administração municipal. Esses recursos serão destinados à folha de pagamento e encargos dos funcionários da unidade”, explica. “Além dos recursos recebidos pela prefeitura, a APAE também se mantém graças às diversas parcerias que mantemos com entidades públicas e privadas”, complementa.
Atualmente, a APAE conta com 198 alunos matriculados e 48 profissionais. “Como tivemos um aumento significativo de alunos para 2022 necessitamos fazer novas contratações para este ano e aumentar o quadro de colaboradores. Estamos buscando também parceria com o município para que possamos alocar um novo espaço, pois nossa demanda é crescente e precisamos de um local maior para que nossos alunos tenham sempre atendimento de qualidade”, diz a diretora da unidade, Giovana Bottega.
O prefeito Ari Lafin destaca a importância da unidade para o município. “É um trabalho de excelência, feito com muito amor e dedicação, que já integra a história da educação e da inclusão em Sorriso. Agradecemos à Câmara de Vereadores pela destinação do recurso e aprovação do repasse”.
“Nossa APAE desenvolve um trabalho primordial em prol da educação especial e por isso, nos empenhamos em contribuir de todas as maneiras possíveis para que a equipe continue promovendo este trabalho tão louvável”, conclui a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.