O prefeito Ari Lafin (PSDB), secretários e vereadores se reuniram, esta manhã, com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems), Edianinha Gheller Turra para debater a revisão e reajuste salarial deste ano para os servidores públicos ativos e inativos de Sorriso. A proposta encaminhada pelo sindicado é de 10% de reajuste para professores e 8% aos demais servidores. Uma contraproposta será elaborada e está prevista para ser apresentada aos representantes do Sinsems no dia 18 deste mês.
Ari Lafin afirmou que solicitação do sindicato será analisada e levado em conta itens como a receita líquida corrente de Sorriso ante a realidade econômica e financeira dos governos Estadual e Federal. O gestor municipal apontou ainda que também será analisado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, que ficou em 4,48% para se pensar no reajuste.
Já o secretário municipal de Administração, Estevam Calvo, na comparação com janeiro de 2019 houve queda na arrecadação líquida no mesmo período deste ano. “Vamos analisar o pedido do sindicato, mas também vamos levar em consideração os números do município, pois temos que levar em conta a responsabilidade fiscal e a preservação do equilíbrio das contas públicas”, explicou através da assessoria.