PUBLICIDADE

Prefeitura de Sinop veta pagamento proporcional de alvará para empresas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

A prefeitura municipal de Sinop encaminhou um veto total à emenda substitutiva 016/2019, de autoria do vereador Leonardo Visera (PP), aprovado para alterar o Código Tributário Municipal e permitir que o pagamento do alvará de funcionamento das empresas seja efetuado proporcionalmente aos meses de funcionamento. Atualmente, a empresa paga o alvará no valor anual, mesmo que requeira a abertura em agosto, por exemplo.

O Poder Executivo reconhece o mérito da emenda, mas alega vício de iniciativa dizendo que não compete à Câmara legislar sobre a matéria, e que, se o veto for mantido, vai causar um desequilíbrio às contas do Município.
“Caso [a emenda] prossiga, repercutirá no orçamento municipal e causará embaraço na atividade administrativa do Poder Executivo, desfalcando a receita municipal, e, não bastasse, traz consigo vício de iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores, uma vez que a proporcionalidade quanto ao recolhimento da taxa de licença para o funcionamento a partir do segundo mês do ano atinge diretamente o orçamento, o que, por si, atrai a competência exclusiva para o Poder Executivo [legislar]”, defendeu a prefeita Rosana Martinelli.

Visera discorda do veto e argumentou que recebeu parecer favorável das comissões no parlamento municipal. Segundo ele, não há vício de iniciativa, mas interpretações diferentes para a lei, que ele classifica como “desleal” com os empresários.

“Como que a emenda desequilibra o orçamento se a abertura de uma nova empresa é algo que não está previsto. A prefeitura sabe da empresa que vai abrir? não sabe. A partir do momento que o empresário abre a empresa é que ele vai começar a pagar. É diferente do IPTU, que é do ano todo. O alvará não é uma receita previsível. Fazer a correção disso é uma questão de justiça”, explicou ao Só Notícias.

O parlamentar diz que vai tentar uma negociação para manter o veto. Uma delas, se o problema for apenas o vício de iniciativa, será propor que a prefeitura encaminhe uma emenda com a mesma redação para o Legislativo aprovar. Outra, caso o Executivo mantenha o argumento de perda orçamentária, será uma articulação entre os vereadores para derrubar o veto em plenário.

O veto à emenda vai ser apresentado hoje à Câmara e após a leitura em plenário deve ser pautado para votação em uma sessão futura, ainda sem data definida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Convocados mais 167 aprovados em concurso da prefeitura de Sinop

A prefeitura informou, há pouco, que estão sendo convocados...

Prefeitura define repasse de R$ 100 mil para Fundação Livre para Viver em Sinop

A prefeitura de Sinop formalizou, na última semana, termo...
PUBLICIDADE