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Lucas do Rio Verde começa planejar local para construir terminal de ferrovia

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Miguel Vez se reuniu, ontem, com a diretoria da empresa responsável pela implantação da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, com 733 km, que está sendo construída de Rondonópolis a Cuiabá, com a próxima etapa até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A primeira fase da obra está em execução, com cerca de 160 km de Rondonópolis até a região da BR-070. O terminal de transbordo da primeira etapa do projeto está às margens da rodovia em Dom Aquino. Em maio, foi entregue a ponte ferroviária no rio Vermelho, em Rondonópolis.

Em Lucas, foram iniciadas as tratativas sobre os estudos para definir o local do terminal ferroviário em Lucas para cargas e descargas. O gerente-executivo de relações governamentais da companhia, Rodrigo Verardino, explicou que o “principal objetivo foi apresentar o avanço das obras” e ” iniciar a discussão sobre os planos para a localização do terminal ferroviário em Lucas do Rio Verde. Nosso objetivo é posicionar o terminal no local que melhor atenda nossos clientes e os usuários de carga. Contudo, esta decisão deve considerar as políticas municipais de zoneamento e mobilidade urbana, bem como os planos de expansão do município, incluindo o setor industrial e o contorno rodoviário da BR-163. Analisaremos todos esses fatores para determinar a melhor localização para o terminal”, informou.

O gerente acrescentou que “esse processo de análise e estudo das diversas possibilidades deve levar alguns meses ou até mesmo anos. O objetivo é amadurecer as opções, garantindo a escolha da melhor solução para a empresa e para o município. A previsão é que a primeira fase do projeto seja inaugurada no próximo ano. Em seguida, avançaremos com os projetos de engenharia dos trechos subsequentes, o que exigirá a definição do traçado e da localização das instalações, sempre em conformidade com as questões contratuais e buscando a melhor otimização para o terminal”, acrescentou.

“Atualmente, nosso terminal de ponta de linha está em Rondonópolis, que deve receber, em média, de 1,8 mil a 2 mil caminhões diariamente. Aproximadamente 50% desses veículos provêm aqui desta região. Ao aproximar a ferrovia da produção, reduzimos os custos do transporte rodoviário, o número de caminhões nas estradas, acidentes, emissões de CO2 e os custos de conservação das rodovias. Tudo o que a gente faz, a gente faz pensando em aproximar a ferrovia da produção, e aí Lucas do Rio Verde é a peça-chave nessa estratégia nossa, porque é um município super representativo na produção do agro, mas também na produção do agroindustrial, da carne, do frango, do etanol de milho”, acrescentou o gerente.

O prefeito Miguel Vaz avaliou que “a conversa foi muito boa porque sempre, na medida que a ferrovia avança no sentido de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, cada trecho tem sua fase, ou seja, cada fase tem o seu trabalho até chegar a Lucas. Foi uma conversa muito produtiva, muito promissora, a companhia continua trabalhando forte, um investimento de mais de R$ 6 bilhões por ano e rumo a Lucas do Rio Verde. Vamos começar a discutir agora nessa fase detalhes de onde poderia eventualmente ser terminal, o que nós pretendemos aqui, como poder público, como nós vamos organizar isso, pensando não só na ferrovia, mas pensando também na rodovia, no contorno rodoviário, no novo aeroporto, então é aquele nosso plano, projeto de futuro de Lucas do Rio Verde, pensando sempre 30, 40 anos à frente e tomando as decisões, as ações agora para que isso aconteça”, afirmou o prefeito.

Não foram mencionados prazos para a ferrovia ser concluída até Lucas. O planejamento inicial era no final de 2028.

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