PUBLICIDADE

Prefeitura de Lucas do Rio Verde prorroga medidas contra o coronavírus até maio

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura anunciou, hoje, a prorrogação do prazo final do decreto municipal nº 5.392, que estabeleceu medidas restritivas contra o coronavírus. Conforme o documento, todas as atividades que estão autorizadas a funcionar deverão observar as medidas de biossegurança válidas até dia 5 de maio.

Está mantido o horário de funcionamento de atividades econômicas do comércio em geral, conforme descrito no alvará de cada estabelecimento, desde que não ultrapasse as 22 horas. Serviços de delivery continuam autorizados a funcionar todos os dias até às 23h59 e o toque de recolher também se mantém das 23h e às 5h.

A prefeitura informou que todas as atividades cujo funcionamento esteja autorizado deverão observar o controle de fluxo de entrada e saída, distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, álcool 70%, uso obrigatório de máscara, procedimentos de higienização frequentes, limitação de 50% da capacidade máxima do local, entre outras medidas.

Conforme o decreto, está autorizada a realização de eventos sociais, corporativos e religiosos em geral, desde que observadas as medidas de segurança e respeitada a capacidade máxima de até 50% do ambiente e o espaçamento de 1,5 m entre pessoas.

Também está autorizado o retorno gradativo e escalonado das atividades presenciais das instituições públicas municipais de ensino que ofertam a educação infantil e ensino fundamental, respeitando a capacidade máxima de até 50% da sala de aula. Ficam suspensas as aulas presenciais em creches públicas municipais. As instituições privadas de ensino seguem autorizadas.

Parques públicos municipais poderão ser utilizados desde que respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e mediante uso de máscaras. Segue proibido o acesso aos parques infantis localizados nesses espaços.

Por outro lado, fica permitido o transporte público municipal no horário compreendido das 5h às 22h, somente com passageiros regularmente sentados, sendo proibida a permanência de passageiros em pé. Ainda ficou determinado o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas.

A Polícia Militar e demais órgãos de segurança seguem autorizados a dispersar aglomerações, inclusive em bares, restaurantes, lanchonetes e similares, locais públicos, praças, parques e canteiros das avenidas. Poderão ser aplicadas multas e sanções cabíveis cabíveis pelo descumprimento das medidas restritivas.

Em Lucas, está determinado o isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de covid-19, em caráter obrigatório, por prescrição médica, pelos prazos definidos em protocolos. Pacientes sintomáticos em situação de suspeita da doença devem ficar em quarentena domiciliar, em caráter obrigatório, por prescrição médica. A quarentena domiciliar também está prevista para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá curso de medicina em faculdade particular

Foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União a...

Presidente da OAB Sinop confirma projeto ‘meu escritório’ para auxiliar jovens advogados

O presidente da 6ª Subseção da OAB Sinop, Reginaldo Monteiro...

Recurso de Bolsonaro cita cerceamento de defesa e pede revisão da pena

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo...
PUBLICIDADE