PUBLICIDADE

Prefeitura de Alta Floresta recorre à Justiça Federal contra interdição de aterro

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também indeferiu o recurso apresentado pela prefeitura de Alta Floresta e Ministério Público para “desinterdição” do lixão onde é depositado o esgoto, por um prazo de 45 dias até que seja concluída a estação de tratamento de esgoto.

A informação é da procuradora geral do município, Lourdes Volpe Navarro. Ela explicou, ao Só Notícias, que a ação agora foi encaminhada à Justiça Federal, em Sinop. “Estamos aguardando uma resposta. A situação é cada vez mais preocupante”, disse ela. A interdição do lixão foi determinada pelo Ibama, que alega que a prefeitura não tinha licença ambiental para depositar o esgoto na área, a céu aberto, prejudicando o meio ambiente.

Com a interdição, não há local para depósito do esgoto que é recolhido diariamente na cidade. Apenas o aterro para lixo seco está funcionando normalmente. Com o período chuvoso, fossas estão transbordando e as empresas que fazem a limpeza alegam que não tem onde depositar os resíduos. Por isso, não podem agir. Segundo a prefeitura, a situação está se tornando insustentável em locais como a delegacia municipal, onde a fossa fica bem na frente do prédio; no hospital municipal e em algumas escolas.

De acordo com a prefeitura, a única solução seria continuar utilizando o atual lixão. Só Notícias apurou no Ibama que, além da interdição, a prefeitura foi autuada em R$50 mil e uma empresa limpadora de fossa que foi flagrada despejando esgoto no local, recebeu uma multa de R$2 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE