quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura apresenta resultados das metas de planejamento estratégico para Sinop

PUBLICIDADE

A prefeitura fez, ontem, audiência de prestação de contas e apresentação dos resultados das metas instituídas no planejamento estratégico do ano passado. Pelo menos cinco metas não foram atingidas como ampliar, dentre elas qualificar o acesso ao serviço de saúde, elevar a expectativa e qualidade de vida da população, aprimorar a qualidade da gestão. 
"Tivemos a oportunidade, em 2017, de fazer um planejamento para os próximos 20 anos e este planejamento é monitorado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Estamos fazendo uma prestação de contas do que fizemos, apresentando as ações para os conselhos e sociedade. É importante ter uma perspectiva das ações, planejá-las e concretizá-las. Independentemente de quem estiver no comando do município, Sinop tem que ter uma meta de onde quer chegar e o que quer ser daqui a 20 anos", disse a prefeita Rosana Martinelli (PR). 

O planejamento estratégico, implantado em parceria com o TCE, consiste em um conjunto de ações a serem atingidas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Resultados positivos ou negativos norteiam a atuação do município mediante os cenários apresentados. As avaliações do planejamento estratégico são  bimestrais, realizadas pela equipe de Planejamento da prefeitura, que conta com servidores e secretários de todas as secretarias.

O conselheiro municipal de Saúde de Sinop,  Marcos Antônio Saltareli, acompanhou o detalhamento dos dados e lembrou que, na área da saúde, uma das que registrou indicadores negativos, o desempenho também foi puxado por fatores externos ao município mas que, direta ou indiretamente, impactam no setor, uma vez que a área é considerada tripartite, com responsabilidades delegadas entre as esferas municipal, estadual e federal.  "Alguns indicadores não foram cumpridos. É falha da Secretaria de Saúde? Não. Nós estamos, hoje, fazendo atendimento de alta e média complexidade que é dever do Estado também. Os municípios estão assumindo um papel que não é deles, pois a saúde é tripartite. Hoje, foi oportuno e todas as secretarias estão trocando saberes", ponderou, através da assessoria.
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE