Duas novas ambulâncias estão sendo adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde para fazer o transporte de pacientes do Pronto Atendimento (PA) de Sinop, que necessitam de encaminhamento para outros hospitais. A confirmação foi feita ao Só Notícias pelo secretário Municipal de Saúde, Helder Umburanas.
Segundo ele, quatro ambulâncias são utilizadas para o transporte, mas estão em condições precárias, com muitos quilômetros rodados. “Nós já estamos trocando a frota. Estamos aguardando a entrega de uma ambulância pela concessionária, que deve ser feita nesta semana, e já iniciamos a licitação para adquirir mais uma”, disse Umburanas.
Ele ressalta que o Estado não entrega ambulância para o município há mais de quatro anos. Uma das maiores preocupações é com os pacientes que são encaminhados para Cuiabá e Sorriso, em casos crônicos, ou quando precisam de atendimento em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
No mês de janeiro o prefeito Nilson Leitão se reuniu com o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e solicitou mais investimentos para o setor de saúde pública em Sinop. Uma das reivindicações do prefeito foi a liberação de mais equipamentos, já que o PA está em funcionamento há cerca de cinco anos.
Hoje o PA oferece atendimentos nas especialidades de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, neurologia, cardiologia, gastrologia, urologia, proctologia, dermatologia, cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, psicologia, serviço de atendimento de especialidades e pequenas cirurgias.